Cidade

Mostra em Niterói comemora o Dia Nacional do Ciclista

Objetivo da exposição, feita por alunos da rede municipal, é estimular uso da bicicleta | Foto: Bruno Eduardo Alves

Representadas em trabalhos de artistas como Marcel Duchamp, Iberê Camargo e Eduardo Kobra, as bicicletas viraram obras de arte, agora, pelas mãos das crianças da rede municipal de ensino de Niterói. A mostra cultural “Arte, Bicicleta e Educação”, uma parceria entre as secretarias de Educação, de Culturas e da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, será inaugurada no próximo dia 18, véspera do Dia Nacional do Ciclista. A exposição está aberta ao público no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, dentro do Campo de São Bento, em Icaraí.

O objetivo é estimular o uso da bicicleta entre os estudantes e niteroienses e mostrar que as bicicletas são um meio de transporte saudável, sustentável e econômico. Atualmente, Niterói tem 60 km de ciclovias e a meta é chegar a 120 km até 2024.

 

“Estamos avançando na pauta da mobilidade por bicicleta em Niterói, estimulando a cultura da bike, o respeito e a educação no trânsito. Além do caráter lúdico, a mostra é uma ferramenta de estímulo à reflexão crítica sobre o transporte urbano em nossa cidade”, detalhou o coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões.

Crianças de 12 escolas participaram do projeto. Cada professor desenvolveu o tema de acordo com os trabalhos abordados em sala de aula. Uma delas foi a professora Letícia Martins, que dá aulas para o quinto ano da Escola Municipal Maria Felisberta Batista da Trindade, na Engenhoca, Zona Norte de Niterói. “Achei muito interessante essa proposta porque veio ao encontro do que eu estava trabalhando com a turma sobre meio ambiente, qualidade do ar, alternativas não poluentes. Além disso, eu venho trabalhar de bicicleta, então os alunos já presenciavam essa minha rotina e faziam várias perguntas”, explicou.

De acordo com o secretário de Educação, Lincoln de Araújo, o exercício criativo proposto aos estudantes estimula a ideia de que o meio urbano deve ser ressignificado. “A educação municipal de Niterói está comprometida em idealizarmos e consolidarmos a cidade que queremos: uma cidade inclusiva nos aspectos da justiça social, responsável no zelo ao meio ambiente. As bicicletas, em Niterói, simbolizam essa mobilização pela sustentabilidade”, afirmou.

Primeira infância

A mostra no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno faz parte da uma série de projetos que estão sendo desenvolvidos na cidade voltados para a primeira infância envolvendo várias secretarias. As ações são norteadas pela Rede Urban 95, que realiza capacitações e mapeamento das ações dedicadas a crianças de 0 a 5 anos.

To Top