Política

Campanha eleitoral começa: conheça os candidatos ao governo do Rio

Candidatos a governador do Rio de Janeiro.

A Campanha eleitoral começa hoje nas ruas do país. Candidatos à Presidência da República, aos governos dos estados e aos cargos de senador, deputado federal, estadual e distrital saem as ruas, a partir desta terça-feira (16), em busca dos votos de 156,4 milhões de eleitores aptos a exercer o direito ao voto nas eleições de outubro.

De acordo com a legislação eleitoral, os candidatos estão autorizados a fazer caminhadas, carreatas com carro de som e a distribuir material de campanha até as 22h. A campanha segue até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno das eleições.

 

Os comícios podem ser realizados entre as 8h e meia-noite, horário que poderá ser prorrogado por mais duas horas no caso de encerramento de campanha e showmícios gratuitos são proibidos por lei. Já na internet, a propaganda eleitoral pode ser feita em sites e redes sociais, mas deve ser identificada como publicidade e exibir o nome do candidato, partido, coligação ou federação e vale lembrar que a propaganda por meio de telemarketing é proibida.

Nas redes sociais, o impulsionamento de conteúdo por apoiadores é proibido e o disparo de mensagens só pode ser feito aos eleitores que se cadastrarem voluntariamente para recebê-las.

No Estado do Rio de Janeiro, nove nomes se colocaram como candidatos a governador nas eleições de 2022, de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Porém, a Justiça Eleitoral ainda precisa avaliar a viabilidade das candidaturas. Confira a lista completa de candidatos a governador do Rio de Janeiro, formatada por ordem alfabética.

Cláudio Castro (PL)

Marco Antônio Cabral, filho do ex-governador Sérgio Cabral e Thiago Pampolha, com o Governador Cláudio Castro.

Após o afastamento definitivo do ex-governador e ex-juiz federal Wilson Witzel sob acusação de corrupção na área da saúde, Cláudio Castro, vice de Witzel assumiu o Palácio Guanabara. Castro, 42 anos, assumiu como governador desde maio de 2021. Formado em Direito, Cláudio Castro foi eleito vereador pelo PSC em 2016, antes de integrar o governo Witzel. O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), é candidato a vice na chapa. A Procuradoria Regional Eleitoral do estado entrou com um pedido junto à Justiça Eleitoral pedindo a impugnação da candidatura de Reis, vice da chapa à reeleição pelo governo do Rio do governador Claudio Castro (PL). Segundo a procuradoria, Washington Reis está inelegível por crime contra a administração pública.

Cyro Garcia (PSTU)

Cyro Garcia

O professor Cyro Garcia, 67 anos, é formado em Direito pela UFRJ, com mestrado e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Garcia participou da fundação do PT e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), mas, anos depois, se desvinculou de ambos e ajudou a fundar o PSTU e a Central Sindical Popular Conlutas. Cyro Garcia conta com Samantha Guedes como candidata a vice na chapa.

Eduardo Serra (PCB)

Eduardo Serra | Foto: Divulgação/ PCB

Eduardo Serra, 66 anos, é professor da UFRJ e tem como principal pauta de campanha criar um “projeto anticapitalista” para o estado. Iniciou sua carreira política na década de 70, quando participou de movimentos estudantis e sindicais. Em 2018 disputou a Prefeitura do Rio. Serra também concorreu ao governo do Rio em 2010 e ao Senado em 2014, sem conseguir se eleger. Sua companheira na chapa será Bianca Novaes, dirigente estadual do PCB/RJ, professora universitária e sindicalista.

Juliete Pantoja (UP)

Juliete Pantoja

Juliete Pantoja, 32 anos, é vice-presidente estadual da Unidade Popular (UP) e coordena o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), que organiza ocupações urbanas e luta pelo direito das pessoas à moradia. Pantoja é nascida em Saracuruna, na Baixada Fluminense. A candidata a vice é Juliana Alves, estudante de arquitetura.

Luiz Eugênio Honorato (PCO)

Luiz Eugênio Honorato — Foto: Arquivo pessoal

Luiz Eugênio Honorato, 61 anos, vai concorrer pelo Partido da Causa Operária (PCO) nessas eleições. No pleito de 2018, Honorato também concorreu ao governo do estado. Luiz nasceu em Volta Redonda, no Sul Fluminense, onde ainda mora. É metalúrgico aposentado da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). O postulante ao comando do Rio foi diretor da Central Única dos Trabalhadores (CUT) da região Sul Fluminense. Nas décadas de 80 e 90, participou de lutas e reivindicações da classe operária no estado.

Marcelo Freixo (PSB)

Marcelo Freixo sela pacto com Cesar Maia.

O deputado federal Marcelo Freixo, 54 anos, formado em História e Economia, deixou o seu antigo partido PSOL para construir uma candidatura ao governo do estado pelo PSB. Antes de chegar à Câmara dos Deputados, em 2018, foi deputado estadual, entre 2008 e 2017, e tentou ser prefeito do Rio de Janeiro em 2012 e em 2016, mas não venceu as eleições. Freixo em 2022 se aliou a família Maia, tendo como seu vice o ex-prefeito e vereador do Rio, Cesar Maia (PSDB). Freixo entende que é uma honra ter Maia com seu vice na chapa.

Paulo Ganime (Novo)

Paulo Ganime

O deputado federal Paulo Ganime, 39 anos, é o atual líder do Partido Novo na Câmara dos Deputados. Ganime é engenheiro de produção e cursou Economia. Antes de entrar na política, em 2018, trabalhou nas áreas financeira e de gestão de projetos em empresas multinacionais e seu vice é o biólogo Helio Secco.

Rodrigo Neves (PDT)

Rodrigo Neves, Eduardo Paes e Felipe Santa Cruz.

Nascido em São Gonçalo, Rodrigo Neves, 45 anos, é sociólogo e gestor público. Neves que conta com o apoio do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), já foi vereador, deputado estadual, secretário estadual e duas vezes prefeito da cidade de Niterói. O candidato a vice é o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Felipe Santa Cruz (PSD). Rodrigo, concluiu o segundo mandato como prefeito de Niterói com 85% de aprovação pública – e elegeu o sucessor, Axel Grael, no primeiro turno, com 62% dos votos em 2020.

Rodrigo criou como prefeito o plano “Niterói que Queremos”, um plano estratégico formulado para pensar a cidade nos próximos vinte anos, preparando-a para os desafios atuais e futuros. O plano, voltado para o conceito de Smart Cities/Cidades inteligentes desenvolve-se pautada no conhecimento, na sustentabilidade e na inclusão. Ela usa a infraestrutura tecnológica como força impulsionadora, sempre aliada às análises complexas de dados.

Rodrigo Neves segue esse modelo na disputa ao Palácio Guanabara, onde criou na pré-campanha o debate acerca do plano que chamou de “Estado do Rio que Queremos”, seguindo o modelo que implantou em Niterói. Rodrigo também fala na reconstrução dos CIEPs (Centro Integrado de Educação Pública), projeto educacional concebido por Darcy Ribeiro que tinha como objetivo oferecer ensino público de qualidade em período integral. Neves também promete a criação de um programa de renda básica através de uma moeda social, como foi feito em Niterói com a Moeda Social Arariboia, a retomada da atividade industrial no Estado e a linha 3 do metrô.

Wilson Witzel (PMB)

Witzel comemora morte de sequestrador na Ponte Rio-Niterói.

O ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel, 54 anos, tenta voltar ao cargo do qual foi afastado em 2020 em meio a acusações de corrupção, ao qual ele nega. Atuou como juiz federal entre 2001 e 2018, quando venceu a eleição para governador com o apoio do seu antigo aliado, o presidente Jair Bolsonaro. Sofreu impeachment em abril de 2021 e se tornou inelegível por cinco anos, por decisão unânime do Tribunal Especial Misto do TJRJ e agora tenta reverter a decisão. O candidato a vice é Sidclei Bernardo.

Candidatos ao Senado pelo Estado do Rio

  • Alessandro Molon (PSB)
  • André Ceciliano (PT)
  • Bárbara Sinedino (PSTU)
  • Cabo Daciolo (PDT)
  • Clarissa Garotinho (União Brasil)
  • Daniel Silveira (PTB)
  • Hiran Roedel (PCB)
  • Marcelo Itagiba (Avante)
  • Raul Bittencourt (UP)
  • Romário (PL)
To Top