Esportes

Liga Nacional de Futevôlei 2022 chega em Niterói

Foto: Matheus Sanches
Foto: Matheus Sanches

A quarta rodada da Liga Nacional de Futevôlei – Temporada 2022, chega em Niterói, na sexta-feira, dia 12/08, estreando na região Sudeste do Brasil. A rodada será realizada no Beach Club Performance, Estrada Frei Orlando 48 – Piratininga, Região Oceânica de Niterói.

O Torneio de Clubes Brasileiros reúne 12 dos principais clubes do futebol brasileiro competindo entre si nas arenas de futevôlei e é o único campeonato de futevôlei do país com o apoio do Ministério dos Esportes do Governo do Brasil. Cada clube será representado por um ex-jogador de futebol e mais 02 jogadores profissionais de futevôlei farão a composição de cada equipe.

A LIGA vai levar o futevôlei de Norte a Sul do Brasil, passando por 11 cidades até novembro, quando terá o play-off no Rio de Janeiro, e promete agitar o calendário da modalidade com o título mais disputado do ano.

As arenas que vão receber o campeonato são específicas para a prática de esportes de areia – como futevôlei, beach tennis e vôlei de praia – e têm capacidade média para 800 pessoas. Para acessar o evento e garantir seu lugar para ver de perto os melhores lances do futevôlei profissional, é necessário pegar seu ingresso gratuito na plataforma Sympla – válido até às 14h (Link Sympla Aqui). Após este horário o ingresso custa R$ 15,00 e pode ser adquirido no local.

As rodadas anteriores aconteceram em Curitiba/PR, Balneário Camboriú/SC e Cuiabá/MT, que teve os seguintes jogos e resultados:

  • Internacional 1 x 2 São Paulo
  • Vitória 0 x 2 Ponte Preta
  • Fluminense 0 x 2 Botafogo
  • Paraná 1 x 2 Vasco
  • Grêmio 2 x 1 Santos
  • São Paulo 1 x 2 Vitória

Todos os jogos têm transmissão ao vivo pelos canais da SporTV e também pelo YouTube no Canal da Liga Nacional de Futevôlei. Quem não puder assistir os jogos na hora da transmissão, tem o conteúdo gravado no YouTube. Para acompanhar todas as novidades, o perfil da Liga no Instagram é @ligafutevoleioficial.

SISTEMA DE PONTUAÇÃO E REGRAS

Por ser um Torneio de Clubes Brasileiros, é obrigatória a participação de ex-atletas de futebol compondo cada equipe que disputa a competição, ou seja, os capitães devem ser jogadores ou ex-jogadores profissionais de futebol e irão representar os clubes por onde jogaram, agora no futevôlei. No total, cada equipe poderá ser composta por até seis atletas, onde dois deles devem ser ex-jogadores de futebol e quatro atletas profissionais de futevôlei. Em cada rodada a equipe irá escalar um ex-jogador de futebol e dois atletas de futevôlei.

Esta exigência do ex-jogador de futebol foi estabelecida com o objetivo de possibilitar uma migração daqueles atletas que se aposentam e têm dificuldades em manter a prática do futebol e, assim, lhes dar uma nova oportunidade de se manterem ativos num esporte similar ao que construíram suas carreiras.

Outra mudança em 2022 será o regulamento da competição: para estar cada vez mais em sinergia com o futebol, a Liga Nacional de Futevôlei será disputada por rodadas e não por etapas, sendo assim, teremos 11 rodadas e a grande final. Em cada rodada, cada equipe fará 1 jogo melhor de 3 sets (18-18-15 pontos), totalizando 6 jogos por rodada. O sistema de pontuação será o de pontos corridos, onde as quatro equipes que mais pontuarem após a 11° rodada, disputarão o play-off da competição. E no play-off saberemos quem será o CAMPEÃO da LIGA NACIONAL DE FUTEVÔLEI – Temporada 2022.

Cada partida terá o seguinte sistema de pontuação

  • Vitória por 2 sets a 0, time vencedor soma 3 pontos e time perdedor soma 0 pontos;
  • Vitória por 2 sets a 1, time vencedor soma 2 pontos e time perdedor soma 1 ponto.

LIGA NACIONAL DE FUTEVÔLEI

Com o intuito de promover a modalidade, a LIGA foi criada por um grupo de atletas, entidades e instituições esportivas. Presidida por João Luís Moreira Abreu, a associação comemora no próximo mês de agosto os seus 20 anos de história.

Em 2011 foi lançada a competição entre os clubes brasileiros de futebol que aconteceu até 2017 e que retorna agora em nova versão.

PROGRAMAÇÃO 4° RODADA – 12/08/2022

Beach Club Performance, Estrada Frei Orlando 48 – Piratininga, Niterói/RJ

  • 14h – Ponte Preta x Grêmio – GloboPlay
  • 15h – Atlético MG x Vasco – GloboPlay
  • 16h – Intenacional x Botafogo – SporTV
  • 17h – Santos x Goiás – SporTV
  • 18h – SPFC x Fluminense – SporTV 2
  • 19h – Paraná x Vitória – SporTV 2