Notícias

Gavião Carcará é resgatado e guardas de Niterói auxiliam no tratamento e soltura

Gavião Carcará é resgatado e guardas de Niterói auxiliam no tratamento e soltura

A Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói está se tornando referência para outros municípios no resgate e soltura de animais. Na manhã desta terça-feira (02), integrantes da corporação fizeram a soltura de um gavião carcará, que foi resgatado em Itaboraí. O animal foi reintegrado ao seu habitat natural, no Parque Paleontológico do município de Itaboraí. (Vídeo abaixo)

Os agentes da Coordenadoria Ambiental de Niterói foram procurados há cerca de um mês por integrantes da Guarda Municipal daquele município pedindo ajuda. Eles haviam resgatado o gavião, ferido por linha chilena, dentro do tanque de água do Shopping Itaboraí.




A ave passou por tratamento em Niterói com um veterinário voluntário, parceiro da Guarda Ambiental, e após tratamento, as equipes fizeram a reintegração nesta terça-feira.

A Guarda Ambiental tem um procedimento específico para cada tipo de demanda. Após receber o acionamento, capturam o animal, que logo em seguida, tem suas condições físicas avaliadas pela equipe, e caso não apresente nenhum tipo de ferimento, é reintegrado a unidade de conservação mais próxima. Quem encontrar um animal silvestre precisando de resgate pode acionar os agentes através do número 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).



Já os animais que foram capturados e apresentam algum tipo de ferimento são encaminhados para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; Econservation, empresa de estudos e projetos ambientais, Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou Instituto Vital Brazil, quando é o caso de cobra venenosa.