Esportes

Inscrições abertas para o Torneio de Xadrez Escolar promovido pelo Niterói Chess Open

Cadastros podem ser realizados até 26 de agosto e são gratuitos para os estudantes municipais da rede pública, enquanto os da rede privada precisam levar 1Kg de alimento não perecível | Foto: Claudia Aquino

De acordo com algumas definições, “responsabilidade social” é o ato de colocar em primeiro plano os benefícios à sociedade como um todo. Porém, para que esses benefícios sejam realmente sentidos, é necessário que ações sejam adotadas. Ações como a promovida pelo Niterói Chess Open 2022, que aproveitará o privilégio de ser o melhor Aberto de Xadrez do Brasil para incentivar a prática deste esporte entre crianças e adolescentes através da realização do Torneio Niteroiense de Xadrez Escolar, no dia 1 de setembro. Mais do que isso: as inscrições do Torneio Escolar são gratuitas para estudantes municipais da rede pública. Já os alunos da rede privada precisam entregar, no dia do evento, 1Kg de alimento não perecível que será destinado a instituições de caridade locais.

“O Xadrez é uma ferramenta muito valiosa no apoio às atividades pedagógicas. Desperta capacidades cognitivas como a memória, o cálculo, a concentração, a constante superação, a liderança, a liberdade de criação. O jogador é dono de suas ações. Tudo dentro de uma atividade lúdica, onde o ganhar e perder não significa nada, pois logo arrumamos as peças e começamos outra partida. Existe ainda o ato de cultivar o estudo para crescer e melhorar na parte competitiva, o que gera o gosto pelo processo de estudar”, explica José Costa Fernandes, um dos organizadores do Niterói Chess Open, que apresenta vasta experiência com projetos de inclusão do Xadrez em escolas: “A primeira edição do Torneio Niteroiense de Xadrez Escolar foi um absoluto sucesso, com mais de 100 inscritos, e acreditamos que o alcance agora será ainda maior”.

A 2ª edição do Niterói Chess Open receberá um total de 250 competidores, de mais de 10 países e de todas as regiões do Brasil, sendo que nada menos do que 13 ostentam o título de Grande Mestre Internacional. Eles competirão no Salão de Convenções do Hotel H entre as noites dos dias 1 e 7 de setembro. No entanto, serão os meninos e meninas do Torneio Niteroiense de Xadrez Escolar que terão a honra de inaugurar o evento, na manhã do dia 1 de setembro, mais precisamente às 9h. Além de viverem a experiência única de disputar uma competição com a mesma estrutura e no mesmo ambiente que será compartilhado pelos maiores enxadristas da história do Brasil, os estudantes ganharão premiação ao final do evento. O Torneio Escolar terá competições nas categorias sub-13 (nascidos a partir de 2009) e sub-18 (nascidos entre 2004 e 2009), com troféu para os campeões e medalha para os que terminarem em 2º e 3º lugar, além de medalha de participação para os que disputarem todas as rodadas.

As inscrições para o Torneio Niteroiense de Xadrez Escolar vão até 26 de agosto e podem ser realizadas pela instituição educacional ou individualmente pelo aluno/responsável no e-mail inscricoes@niteroichessopen.com.br. As seguintes informações devem ser enviadas: nome da instituição; nome, série, data de nascimento e endereço do aluno; nome, telefone e e-mail dos responsáveis. Além do Torneio Niteroiense de Xadrez Escolar, a programação de 1 a 7 de setembro inclui o Torneio Aberto do Brasil – II Niterói Chess Open 2022, o Torneio de Blitz – Nikity Blitz 2022 e a Simultânea com o Grande Mestre Renato Quintiliano. As informações sobre o Niterói Chess Open 2022, assim como os resultados e fotos da 1ª edição do evento, podem ser encontradas em www.niteroichessopen.com.br.

O Niterói Chess Open é organizado pela Xadrez Aplicado com apoio do Núcleo de Xadrez Niterói (NXN) e patrocínio da Prefeitura de Niterói e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Niterói. O evento vale pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).

To Top