Notícias

Corpo de Bombeiros forma militares temporários em Niterói

Novos soldados vão atuar como combatentes, profissionais de Saúde, motoristas e guarda-vidas | Foto: Ricardo Cassiano
Novos soldados vão atuar como combatentes, profissionais de Saúde, motoristas e guarda-vidas | Foto: Ricardo Cassiano

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, nesta segunda-feira (11), às 10 horas, no 27º GBM (Araruama) e, às 14 horas, no 3º GBM (Niterói), a formatura de cerca de 160 militares temporários. Os mais novos bombeiros da corporação vão atuar em unidades operacionais de suas respectivas regiões.

Foto: Ricardo Cassiano

Os novos bombeiros participaram do Estágio de Formação, com aulas práticas e teóricas sobre Técnicas de Combate a Incêndio; Técnicas de Busca e Salvamento; Ordem Unida; Legislação e Regulamentos; Treinamento Físico Militar; Atendimento Pré-Hospitalar; Ética e Conduta de Bombeiro Militar e Redação Oficial.

Durante a cerimônia, o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, afirmou que a renovação e a recomposição do efetivo é fundamental. Reforçou, ainda, que a responsabilidade que estes novos soldados abraçam, a partir deste dia, é tão grande quanto o entusiasmo pela vitória do ingresso na corporação.

“Sabemos que a chegada até aqui não foi fácil. Cada história pessoal guarda os grandes desafios superados, mas saibam que vocês passarão a um convívio fraterno que será uma nova vida, de outros novos desafios. Mas aqui o princípio familiar é sólido e, logo, se sentirão parte da família bombeiro militar” disse o comandante aos temporários.

O secretário aproveitou a cerimônia para enfatizar que o Corpo de Bombeiros do Rio é só um corpo, sem distinção entre as unidades da capital e do interior, no que diz respeito a equipamentos, viaturas e treinamentos.

“As viaturas que vamos utilizar na nossa instituição são as mesmas usadas em Londres, Berlim ou Dubai” complementou o coronel Leandro, enfatizando a preocupação com a tecnologia e vanguarda.

Ao todo, são mais de 1.200 novos militares que ingressam, por meio do Serviço Militar Temporário Voluntário do CBMERJ, na corporação: 794 combatentes, 65 guarda-vidas, 46 técnicos em enfermagem, 310 motoristas, além de 74 oficiais das seguintes especialidades: anestesistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, ortopedistas, neurocirurgiões, cirurgiões, enfermeiros, radiologistas, endocrinologista, assistentes sociais, oftalmologistas e psicólogos. As formaturas acontecem ao longo do mês de julho em diversas localidades do estado.