Cidades

Morre Antonio José Barbosa da Silva, ex-presidente da OAB Niterói

Antonio José Barbosa da Silva
Antonio José Barbosa da Silva

O estado do Rio perdeu nesta quarta-feira (29), Antonio José Barbosa da Silva, advogado e jornalista, ex-presidente da OAB Niterói por quatro gestões consecutivas (2007-2018). Trabalhou nos jornais Diário de Notícias e O Fluminense, além de assessorias de comunicação, antes de presidir a Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (Afat) em três oportunidades, fundar e dirigir a Escola Superior da Advocacia do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro (Esat/RJ). O velório do advogado começa as 13h45 no cemitério Parque da Colina, na Região de Pendotiba, em Niterói. O sepultamento vai ser às 15h45.

Nascido em Santa Maria Madalena (RJ), escolheu Niterói para morar e atuar. Em reconhecimento à sua militância pela valorização, respeito e melhores condições de trabalho para os advogados, foi oficialmente homenageado 103 vezes.

O “Toninho”, como era conhecido, morreu nesta noite de 29 de junho, um dia após completar 84 anos. Ele lutava contra o câncer desde 2016. Querido e respeitado não só na advocacia, mas pela sociedade niteroiense, o advogado e jornalista deixa a esposa, a juíza Maria Bernadete Miranda Barbosa da Silva, 4 filhos, netos e bisnetos.

Legado à frente da OAB Niterói

por OAB Niterói

“O que parecia impossível tornou-se realidade. Contrariando todas as expectativas, Antonio José Barbosa da Silva, o então “Toninho da Afat”, venceu as eleições para a presidência da OAB Niterói com apenas 87 votos à frente do candidato da situação, no final de 2006. E de 2007 até 2018, o inicialmente “azarão” tornou-se sempre favorito nas quatro eleições subsequentes, elevando a entidade ao mais alto grau de respeito, crescimento e sucesso, transformando uma instituição degradada na maior Subseção do país. Rapidamente tornou-se o “Toninho da OAB”.

Talentoso e carismático, o advogado também possuía em seu currículo a veia de jornalista, tendo se iniciado nesta profissão, quando trabalhou nos jornais Diário de Notícias e O Fluminense, além de assessorias de Comunicação.



Antes de chegar à presidência da OAB Niterói, Antonio José presidiu a Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (Afat) em três oportunidades, reestruturando a entidade, além de fundar e dirigir a Escola Superior da Advocacia do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro (Esat/RJ).

Sempre na luta pela valorização, respeito e melhores condições de trabalho para os advogados, Antonio José esteve à frente da OAB Niterói por 12 anos, deixando um grande legado. Foi um grande líder. Nascido em Santa Maria Madalena, no Estado do Rio de Janeiro, escolheu Niterói para morar e atuar. Sua história jamais será esquecida não só pelos advogados de Niterói, mas de todo o país. Em reconhecimento à sua atuação, Antonio José Barbosa da Silva recebeu 103 homenagens, entre placas, troféus, moções e medalhas, ao longo de suas quatro vitoriosas gestões, oferecidas pelas mais diversas instituições. Ele já deixa saudades.




Só para citar algumas realizações do presidente

– Revitalização do prédio da entidade, criando e modernizando novos espaços e salas.
– Criação de seis Salas dos Advogados nos fóruns: Trabalhista, Federal, Especial Federal, Estadual e de Pendotiba, além das varas cíveis. Com funcionário treinado e internet banda larga.
– Criação e ampliação do Escritório Compartilhado.
– Ampliação da Escola Superior de Advocacia.
-Informatização de todos os departamentos da entidade.
– Criação do projeto Saúde Itinerante, reproduzido por seccionais e subseções do país, com atendimento de mais de 9 mil advogados.
– Criação da Escola de Inclusão Digital José Carlos Guimarães.
– Criação do primeiro curso de Peticionamento Eletrônico do Estado.
– Criação do Núcleo Atendimento à Mulher Vítima da Violência Doméstica.”