Educação

Alunos da primeira turma do curso gratuito de Fibra Óptica em Niterói recebem diploma

Divulgação
Divulgação

Doze jovens entre 18 e 29 anos, moradores de Niterói, com formação escolar de nível fundamental receberam nesta terça-feira (28) diploma, de capacitação na especialistas na Tecnologia de Fibra Óptica, e estão prontos para ingressarem no mercado de trabalho. Eles participaram da primeira turma do curso gratuito de fibra ótica que foi desenvolvido pela Huawei em parceria com o Pólen – Polo de Inovação, Empreendedorismo e Internacionalização da UNISUAM , conta com o apoio da A Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (ACIERJ) .

As aulas foram realizadas na unidade da UNISUAM em Niterói e a seleção foi feita de acordo com requisitos de idade e vulnerabilidade social presentes no edital. O curso teve uma carga horária de 30h de conteúdo teórico e prático, e o cronograma também contou com desenvolvimento de competências para lidar com as próprias emoções, estudos sobre ética e atitude profissional, além de mentorias sobre empregabilidade realizadas pelo setor de carreiras da UNISUAM. O projeto conta ainda com o apoio do Rotary Clube de Niterói.

O laboratório de fibra óptica (FTTH/FTTX), foi instalado pela Huawei, no Campus Centro da UNISUAM, com o objetivo de ofertar cursos de capacitação para a geração NEM-NEM, jovens e adultos que nem trabalham e nem estudam. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Huawei Brasil, PÓLEN – Polo de Inovação da UNISUAM e a Associação Comercial Industrial do Estado do Rio de Janeiro – ACIERJ, inaugurado em março de 2021.

“Quando fizemos essa parceria tínhamos certeza de que estaríamos abrindo oportunidades para muitos jovens terem um novo ofício e estarem aptos a ingressar no mercado de trabalho. Essa é a primeira de muitas das turmas que terão essa oportunidade. No atual cenário mundial a utilização da fibra é de extrema importância e esses jovens têm hoje essa capacitação. Como uma associação que reúne empresários de pequeno, médio e grande porte, pensamos sempre em apoiar projetos que possam ofertar não só mão-de-obra, mas abertura de novas frentes e oportunidades que façam alavancar a economia de forma diversificada. A Acierj está vislumbrando esse mercado tecnológico para dar oportunidades a vários segmentos.” afirmou Igor Baldez, presidente da ACIERJ.

Os alunos também contarão com o apoio no acompanhamento com empresas, para tentar ajudar a inseri-los no mercado de trabalho. “Programas como esses são necessários para além de capacitar os jovens, mostrá-los que é possível ir além e realizar seus sonhos”, destacou Diego Braga, Gestor de Inovação do Pólen – UNISUAM.

“O curso de Fibra Óptica surgiu como uma excelente oportunidade de desenvolvimento para que essa parcela da população obtenha uma formação técnica de qualidade”, reforçou Arapuan Motta Netto, Reitor da UNISUAM.