A tradicional Procissão Marítima volta a acontecer em Jurujuba
Agenda

A tradicional Procissão Marítima volta a acontecer em Jurujuba

Divulgação | Arquivo

Após dois anos sem a tradicional procissão marítima da FESTA DE SÃO PEDRO, esta volta a acontecer no próximo dia 29/6, quarta-feira, no bucólico bairro de Jurujuba. A Procissão Marítima sairá do cais de Jurujuba, às 10h, percorrerá a baía de Guanabara, até a altura do Museu de Arte Contemporânea – MAC -, depois retornará pela orla na direção da Fortaleza de Santa Cruz voltando para o cais de Jurujuba.

Além da Procissão Marítima, celebrações religiosas, alvorada, missas, terços, comidas típicas, Almoço do Pedrão, shows, acontecerão outras novidades com, pela primeira vez, uma Moto Procissão e a presenças de canoas havaianas.




A festa religiosa é organizada pela Capela de São Pedro e a Z-8, uma das mais antigas colônias de pescadores da cidade, com apoio da Prefeitura de Niterói, através da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo.

Segundo as organizadoras, Hedylamar Bonfim e Maisa Ribeiro, este ano a festa tem tudo para repetir o sucesso dos outros anos que aconteceram essa grande manifestação religiosa e popular de Niterói: “Ficamos dois anos sem fazer a procissão marítima, então esse ano será uma grande celebração a São Pedro! Para a procissão marítima que é um dos pontos altos da festa poderemos ter a participação não só dos tradicionais barcos, mas também de canoas havaianas e embarcações particulares, já fizemos o convite a todos. Teremos também futebol, recreação infantil, shows e muitas barraquinhas com comidas típicas, festejos juninos e também Moto Procissão pela primeira vez”, garantiram elas.




O presidente da Neltur, Paulo Novaes, afirma que a festa de São Pedro com a Procissão Marítima fazem parte do Calendário Turístico de Niterói e vê com otimismo a retomada do evento religioso com a tradicional Procissão Marítima, que atrai turistas e visitantes, além de movimentar polo gastronômico do bairro.

O arcebispo da cidade, Dom José Francisco Rezende Dias, celebrará o santo popular rezando uma Missa Campal em frente a igrejinha de São Pedro de Jurujuba.



PROGRAMAÇÃO

Dia 29/6 – Quarta-feira

5h – Alvorada

6h – Missa Solene na Igreja de São Pedro

9h – Missa Solene Campal com benção especial das chaves

10h – Procissão terrestre levando a imagem de São Pedro até o cais de onde sairão os barcos para a PROCISSÃO MARÍTIMA

13h – Almoço do Pedrão

14h – Santo Terço e benção

15h – Missa Solene

18h – Show cultural com a Quadrilha do CEU

20h – Missa Solene e logo após Queima do Quadro de São Pedro

Dia 02/07 – Sábado – Das 9h até Meia-noite

Futebol, recreação infantil, barraquinhas com Almoço do Pedrão, roda de samba e shows

Dia 3/07 – Domingo – Das 9h até Meia-noite

Futebol, Moto procissão Falcão Peregrino e Amigos, Almoço do Pedrão, barraquinhas, Shows e Missa.

To Top