Direito

Rodrigo Neves participa de seminário sobre perseguição jurídica

Divulgação
Divulgação

O pré-candidato a governador do Rio de Janeiro pelo PDT, Rodrigo Neves, participou na noite desta quinta-feira, 23, do seminário ‘Lawfare nunca mais: o uso político do Judiciário no Brasil’, promovido pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABDJ) na Universidade Federal Fluminense (UFF). A fala de Neves teve como pano de fundo o livro “Golpe Derrotado: A verdade sobre a conspiração para destruir Rodrigo Neves e capturar a Prefeitura de Niterói”, que conta em detalhes o caso de sua prisão ilegal, sem provas e por motivações políticas ocorrida em 2018, numa tentativa de golpe jurídico, quando era prefeito de Niterói.

Divulgação

“Este é um debate importante para a defesa do Estado Democrático de Direito e da soberania nacional e para a construção de um país mais justo. Fico feliz por ter ao meu lado importantes lideranças da área jurídica, de setores sociais e estudantis. Precisamos falar sempre e cada vez mais sobre a questão do lawfare e buscar soluções para o nosso país e para o estado do Rio”, comentou Rodrigo Neves.

O debate sobre o modo como a Justiça é utilizada no Brasil para perseguir adversários e manchar reputações contou ainda com a participação do ex-presidente da Ordem dos Advogado do Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ) Wadih Damous, da professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Juliana Magalhães e do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato. A plateia foi formada por advogados e estudantes de Direito.