Saúde

Dia Nacional do Diabetes traz alerta sobre complicações da doença

Reprodução
Reprodução

No dia 26 de junho, segunda-feira, é comemorado o Dia Nacional do Diabetes, uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de produção de insulina pelo pâncreas, o que ocasiona valores elevados de açúcar no sangue.

Segundo o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF) a estimativa da incidência da doença em 2030 é de 21,5 milhões de pessoas, fazendo com que essa enfermidade se torne uma questão de saúde pública.

Existem diferentes tipos de diabetes, como a tipo 1 (que concentra entre 5% e 10% do total de pessoas), a diabetes tipo 2, a diabetes gestacional, sendo que a obesidade também é um fator de risco importante para ao aparecimento da doença.

Segundo a endocrinologista e Coordenadora Médica da Clínica Médica do Hospital Icaraí, Doutora Jaqueline Pais é importante o correto diagnóstico para o tratamento adequado, evitando assim as complicações crônicas.

“Geralmente o DM1 aparece em crianças e adolescentes, e o DM2 costuma aparecer após a idade de 40 anos e está mais associado à obesidade e ao envelhecimento. Porém com a alta taxa de obesidade infantil, a diabetes tipo 2 pode ocorrer mais precocemente”, explica a endocrinologista.