Notícias

Expedição Lusitânia chega em Niterói

Clube Naval Charitas
Clube Naval Charitas

Neste sábado (18), chegam ao Rio os Navios-Veleiros participantes da “Expedição Lusitânia”. Os navios repetem a histórica travessia realizada pelo Almirante Gago Coutinho e o Comandante Sacadura Cabral que, com um hidroavião monomotor Fairey F III-D MkII, equipado com motor Rolls-Royce, em março de 1922, despediram-se de Lisboa e cruzaram o Oceano Atlântico passando também, anteriormente, pelo Arquipélago de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha, Pernambuco, Bahia e Espírito Santo.

Para celebrar o centenário desta, que foi a primeira travessia aérea do Atlântico Sul , os navios participantes da “Expedição Lusitânia” ficarão atracados no cais do Clube Naval Charitas, em Niterói. Em sua chegada nas proximidades do Rio de Janeiro, o Navio Veleiro “João das Botas”, da Marinha do Brasil, e seis embarcações à vela da Marinha Portuguesa serão recepcionados pelos Navio-Patrulha “Macaé”, Aviso de Patrulha “Marlim” e Navio-Museu Rebocador Laurindo Pitta. No cais do Clube Naval, serão recebidos ao som da Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro.



Vale ressaltar que a Expedição comemora, também, o Bicentenário da Independência do Brasil. Uma flotilha de veleiros, medindo de 10 a 12 metros de comprimento, com um total de 30 tripulantes, partiu de Lisboa no dia 3 de abril, e realizou parada nas Ilhas Canárias e Las Palmas, na Espanha, e em Cabo Verde, antes de chegar no Brasil.

Em águas brasileiras, a flotilha já atravessou os Arquipélagos de São Pedro e São Paulo e de Fernando de Noronha. Recife, Salvador e Vitória também foram pontos de passagem, sendo o Rio de Janeiro a próxima escala. Para garantir a segurança dos viajantes, a Marinha do Brasil está fornecendo todo o suporte logístico necessário aos mesmos.



O início da viagem de regresso a Lisboa será em novembro deste ano, após a época dos ciclones, e percorrerá todo o arco das Caraíbas, passando por Cuba, Bermudas e Açores, com chegada prevista a Lisboa entre julho e setembro de 2023.

História

A histórica viagem do Almirante Gago Coutinho e o do Comandante Sacadura Cabral iniciou-se em Lisboa, em 30 de março de 1922, com um Hidroavião Monomotor Fairey F III-D MkII, especialmente concebido para a viagem, equipado com motor Rolls-Royce e batizado “Lusitânia”.



Durante a escala no Arquipélago de São Pedro e São Paulo (Brasil), foi necessário substituir o Hidroavião pelo aparelho Fairey, o qual foi batizado de “Pátria-Portugal”. Entretanto, uma avaria no motor obrigou uma nova substituição, e um terceiro Fairey, esse batizado de “Santa Cruz”, concluiu a travessia. Com escalas em Fernando de Noronha, Recife, Salvador, Porto Seguro, Vitória seguindo para o Rio de Janeiro, então capital federal, onde, em 17 de junho de 1922, finalizou a primeira ligação aérea entre Europa e a América do Sul e pela utilização de um método inovador de navegação aérea ao pousar em frente à Ilha das Enxadas, então a sede da Aviação Naval brasileira, nas águas da baía de Guanabara.



Navios participantes em 2022

  • Navio Veleiro “João das Botas”, da Marinha do Brasil (a partir de Vitória-ES);
  • Navio Veleiro “Suek”, de Portugal;
  • Navio Veleiro “Zalala”, de Portugal;
  • Navio Veleiro “Anixa II”, de Portugal;
  • Navio Veleiro “Maião”, de Portugal;
  • Navio Veleiro “La Luna II, de Portugal; e
  • Navio Veleiro “Arnika”, de Portugal.

Serviço

Local: Clube Naval Charitas, Av. Carlos Ermelindo Marins, 3100 – Jurujuba, Niterói – RJ.
Data: 18 de junho de 2022. Horário: 10h | Telefone Clube Naval Charitas: (21) 2109-8109