Notícias

Após polêmica "apitaço" é marcado em shopping de Niterói

Diego Moura em sua exposição Abecedário da Diversidade.
Diego Moura em sua exposição Abecedário da Diversidade.

No mês mais importante para o movimento LGBTQIA+, que celebra, em 28 de junho, o Dia Internacional do Orgulho Gay — o Plaza Niterói inaugurou, na última quinta-feira (09), no corredor do 3º piso, em frente à loja Forever, a exposição Abecedário da Diversidade, do artista visual Diego Moura.

O artista selecionou nove personalidades para homenagear e representar o movimento: a ex-BBB Linn da Quebrada, o saudoso humorista niteroiense Paulo Gustavo, a colaboradora da brMalls Nathália Fernandes e os cantores Elton John, Ludmilla, Luísa Sonza, Petra Gil, Pabllo Vittar e Gloria Groove.



Além das imagens, a exposição tem totens com a definição de cada letra do termo LGBTQIA+, a fim de mostrar para o público em geral o significado da sigla.

Acontece que após ser inaugurada na quinta, a exposição foi retirada dos corredores do terceiro andar do Plaza Shopping, no dia seguinte, e trocada de lugar. De acordo com o artista, a remoção foi um “claro ato de censura” à sua obra. “É com muita indignação que venho informar que a minha exposição “O Abecedário da Diversidade” foi CENSURADA pelo SHOPPING PLAZA NITERÓI, após a mostra ter recebido um ataque homofóbico. Exatamente isso! Minha arte foi escondida NUMA SALA EM OBRA PARA AGRADAR HOMOFÓBICOS NO MÊS DA DIVERSIDADE!” escreveu Diego Moura nas redes sociais.








Procurada, a administração do shopping alegou que “O Plaza Shopping Niterói preza pela tolerância e queremos propor sempre um ambiente de respeito para clientes, lojistas e colaboradores. A exposição, *contratada pelo shopping*, está acontecendo em uma loja no 3º andar, com entrada gratuita, para não impactar o fluxo do mall, especialmente no período de Dia dos Namorados. Vale ressaltar que a exposição tem caráter informativo, levando ao conhecimento do público em geral a definição de cada letra da sigla LGBTQIA+, além de imagens de personalidades do movimento.”




Um vereador de Niterói, o bolsonarista Douglas Gomes, pré-candidato a deputado estadual pelo PL, postou na rede social, após a inauguração da exposição, um vídeo com o título “PLAZA SHOPPING SEXUALIZANDO NOSSAS CRIANÇAS”. Também pela rede social, Gomes comemorou “O PLAZA RECUOU! | Após nosso posicionamento ontem sobre a exposição LGBT que o @plazaniteroi fez em parceria com a @iplaceplazashoppingniteroi eles RETIRARAM os murais hoje.”

A Secretaria Municipal das Culturas e a Fundação de Arte de Niterói manifestam apoio e solidariedade ao artista Diego Moura, “A Secretaria Municipal das Culturas e a Fundação de Arte de Niterói manifestam o seu apoio e solidariedade ao artista Diego Moura (@umdedodearte), que teve sua exposição “o Abecedário da Diversidade” retirada de forma intempestiva dos corredores do Plaza Shopping após sofrer ataques homofóbicos de setores reacionários nas redes sociais. A Cultura de Niterói se posiciona de maneira firme em defesa da liberdade de expressão e criação artística. Ataques como estes são intoleráveis em um ambiente democrático. Nossa cidade afirma a Cultura como um Direito, e o livre exercício do fazer e do pensar artístico é elemento fundamental desta compreensão. Estamos no mês da Diversidade, mas a defesa das liberdades é uma luta de todos os dias e todas as horas. Nossos espaços e unidades culturais estarão sempre abertos à todas as formas do fazer e do pensar artístico e cultural. Contra a censura e a homofobia, em defesa da democracia e da liberdade de expressão! Niterói, 12 de junho de 2022.” diz a nota.




O Grupo Diversidade Niterói (GDN), movimento LGBT situado em Niterói, convocou um ato público dentro do Plaza Shopping, na praça central, às 17h desta terça-feira (14). Nas redes sociais o movimento escreveu: “Contra a censura e em apoio a @umdedodearte que teve sua exposição censurada pelo Plaza Shopping Niteroi depois de um vereador homofóbico fazer um post desvirtuando o sentido da exposição que tinha caráter educativo sobre a diversidade LGBTQIA+.” Os organizadores do ato denominado “Apitaço da Diversidade”, pediram que os manifestantes levem apitos, bandeiras e cartazes.