Cultura

Neuropsicóloga de Niterói lança livro sobre ansiedade

Fátima Dantas e suas obras na exposição Alma Tarsila | Foto: Celio Carvalho
Fátima Dantas e suas obras na exposição Alma Tarsila | Foto: Celio Carvalho

A neuropsicóloga Fátima Dantas lança o e-book “Administrando a ansiedade”, na próxima quinta-feira (9), na Sala de Cultura Leila Diniz, das 16h30 às 20h30. Fátima, que também pinta, participa da exposição “Alma Tarsila” no espaço, com o coletivo Entreartes. Ela trabalha com transtorno de ansiedade e pânico há mais de 20 anos, empregando técnicas de autoconhecimento baseadas em terapia cognitiva comportamental e nas neurociências.

“Ao longo desses anos, desenvolvi algumas ferramentas simples em que a pessoa sai do pânico e controla a ansiedade em pouco tempo. A pandemia aumentou muito a demanda de pacientes, e eu vi a necessidade de escrever esse e-book para ensinar a adotarem as estratégias que já uso no consultório. Como trabalho muito e não consigo mais horários do que faço, achei melhor escrever tudo e compartilhar para ajudar o maior número de pessoas que puder”, conta Fátima Dantas, que estuda e atua com desenvolvimento humano e autoconhecimento, atendendo crianças, adolescentes e adultos.




Segundo ela, como na sociedade há muitos problemas de transtorno de ansiedade e pânico, resolveu se dedicar ao tema. Fátima tem pós-graduação em Terapia Cognitiva Comportamental baseada nas neurociências e pós-graduação em Neuropsicologia. Hoje, cursa pós-graduação em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness, na PUC. Enquanto prepara um curso de Autoconhecimento e Administração do Estresse, planeja novo livro, sobre importância do esporte e do exercício para o cérebro do adolescente.



Tudo sem esquecer a pintura. Fátima diz que está feliz com o sucesso da exposição “Alma Tarsila”, a 13ª mostra do Entreartes, com produção cultural de Cacau Dias e curadoria de Ana Schieck. A homenagem ao modernismo e à pintora Tarsila do Amaral agradou tanto que a coletiva foi prorrogada, podendo ser visitada de segunda a sexta, das 8h às 17h, até 7 de julho. A Sala Leila Diniz fica na Rua Heitor Carrilho, 81, perto da Rodoviária de Niterói.