Notícias

Secretaria de Ordem Pública de Campos busca conhecimento em Niterói

Divulgação
Divulgação

Em busca de conhecimento, o Secretário Municipal de Ordem Pública, Jackson Souza, e equipe da secretaria, junto com o comandante da Guarda Civil Municipal, Wellington Levino, visitaram nesta terça-feira (31) o Centro Integrado de Segurança Pública de Niterói (CISP). Eles foram recebidos pelo diretor do órgão e inspetor da Guarda Municipal do município, Nilson Cunha.

Divulgação

De forma minuciosa, o diretor apresentou todo funcionamento do CISP de Niterói, comandado por Guardas Municipais e onde há, também, representantes da Polícia Militar. O órgão tem parceria direta com Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal.

São mais de 500 equipamentos no sistema que monitora a cidade, principalmente entradas e saídas. Muitos flagrantes são informados diretamente da sala de monitoramento, sem contar com alto número de ofícios que chega das delegacias para fornecimento de imagens. Só em 2021 foram mais de 2 mil ofícios. E, neste ano, a estimativa é de que o número de atendimentos pelo 153 deve ultrapassar 20 mil.

Segundo o diretor do CISP de Niterói, o Centro tem um protocolo de ações e um regimento a ser seguido. “Não temos vaidade, agimos sempre pensando na segurança dos cidadãos e não importa qual a instituição, o foco é fazer o melhor, por isso, o guarda confia e conta com o policial e vice-versa”, pontuou Cunha.

Ele explica que todo o sistema de monitoramento tem tecnologia de ponta e é acompanhado de perto pelo subinspetor da Guarda Municipal, Leandro Rodrigues, especialista em T.I. “Nosso monitoramento usa o que há de mais moderno em segurança. Temos a intenção de ajudar as forças de segurança, não só na elucidação de crimes, mas também inibindo os criminosos que sabem que podem ser rastreados em todos os cantos da cidade”, afirmou Rodrigues.

Depois, a equipe foi visitar a Cidade da Ordem Pública, na cidade de Niterói, um espaço onde funciona a Fiscalização de Posturas, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Ordem Pública. No local foi possível trocar experiências com os responsáveis por todos os setores.

Para o secretário Jackson Souza, esse foi um dia que vai fazer total diferença na atuação das equipes. “Vimos números que comprovam um trabalho de qualidade, feito em cima de estatísticas. Por isso o conhecimento adquirido durante a visita vai ser primordial para que novas ações sejam colocadas em prática em Campos e cada uma delas seja feita de forma estratégica”, afirmou Jackson.

Inteligência

O Cisp conta com 522 câmeras que atuam 24 horas por dia, monitoradas por guardas municipais, além de 70 câmeras inteligentes, capazes de captar dados e que possibilitam que, em questão de segundos, possam ser montadas ações que levem à prisão dos suspeitos. É uma ferramenta disponibilizada pela Prefeitura de Niterói para apoiar o trabalho das forças de segurança.