Polícia

Ação conjunta entre CISP, PF e PRF prende suspeito de realizar roubos de cargas em Niterói e São Gonçalo

Agentes da Polícia Federal, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, prenderam, nesta quinta-feira (26) um homem de identidade não divulgada acusado de praticar diversos roubos a cargas dos Correios em Niterói e São Gonçalo. Imagens (Vídeo abaixo) de um roubo realizado no Bairro de Fátima, em Niterói, em (26/10/2021) viralizaram nas redes sociais e despertaram a atenção do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), que passou a monitorar o veículo que participou da ação. Foi a segunda ação conjunta entre a Polícia Federal e o Cisp, nos últimos dois dias, que levou à prisão de criminosos.

Apesar de durante os roubos o acusado ter utilizado máscaras, óculos escuros e ocultado caracteres da placa da motocicleta, através do Serviço de Inteligência do Centro Integrado de Segurança Pública foi possível identificar a placa correta e o local de trabalho do suspeito, que também atuava como mototáxi em São Gonçalo.

No momento da abordagem da Polícia Federal, que contou com auxílio da Polícia Rodoviária Federal, verificou-se que já havia mandado de prisão em aberto contra o indivíduo por extorsão mediante sequestro e roubo. Além disso, foi constatado que ele utilizava documento falso e a motocicleta era motocicleta adulterada (clonada). Em caso de condenação, sua pena somada pode chegar a 48 anos de reclusão.

Inteligência

Além da tecnologia online para ações imediatas, o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) também é utilizado como um serviço de inteligência que dá suporte a agentes no dia-a-dia, e auxilia outras forças de segurança em investigações para desbaratar e prender quadrilhas ou criminosos, como ocorreu neste caso. O Cisp foi acionado pela Polícia Federal pela suspeita de que os falsários morariam em Niterói e, a partir da placa de um veículo, os agentes chegaram até os suspeitos, que foram presos em casa.

O Cisp conta com 522 câmeras que atuam 24 horas por dia, monitoradas por guardas municipais, além de 70 câmeras inteligentes, capazes de captar dados e que possibilitam que, em questão de segundos, possam ser montadas ações que levem à prisão dos suspeitos. É uma ferramenta disponibilizada pela Prefeitura de Niterói para apoiar o trabalho das forças de segurança.

To Top