Agenda

Exposição "Van Gogh e seus contemporâneos" de graça em Niterói

Exposição 'Van Gogh e seus contemporâneos', na Casa França-Brasil — Foto: Gabi Carrera/Divulgação
Exposição 'Van Gogh e seus contemporâneos', na Casa França-Brasil — Foto: Gabi Carrera/Divulgação

Nos dias 28 e 29 de maio, sábado e domingo, o público poderá vivenciar uma nova experiência com Van Gogh em Niterói. Sucesso de público, a mostra multimídia “Van Gogh e seus Contemporâneos – Exposição Imersiva”, que está em cartaz na Casa França-Brasil, vem ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) compartilhar uma programação toda gratuita e de acesso livre feita especialmente para aproximar ainda mais diferentes públicos da criação artística. (Confira abaixo a programação)

Divulgação

Desde às 10h de sábado, dia 28 de maio, serão realizadas sessões do curta de animação “Van Gogh e seus contemporâneos”, de meia em meia hora, no auditório do MAC. O curta-metragem Van Gogh e seus contemporâneos (Crossmedia, 12’) conduz o espectador a partir da trajetória humana e artística do pintor, além de promover um passeio pelas criações de outros grandes nomes que se relacionam com sua obra, como Cézanne, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Soutine e Modigliani. Das 15h às 18h, haverá programação educativa, com contação de histórias e oficinas de criação.




A partir das 18h, serão projetadas imagens de Van Gogh e seus contemporâneos na fachada do Museu, num encontro entre o prédio desenhado pelo grande arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e um dos artistas mais queridos de todo o mundo, que é Van Gogh, acompanhado de seus contemporâneos, que estavam produzindo pinturas no mesmo período. Será um espetáculo de cor, luz e som.

Os visitantes podem levar cadeiras para observar a projeção na fachada e curtir o encontro entre Van Gogh e uma das construções mais significativas de Niterói. Não é necessário a retirada antecipada de ingressos, o acesso do público será feito por ordem de chegada. Tudo isso com música, comes, bebes e produtos relacionados com Van Gogh.




Van Gogh e seus Contemporâneos emociona e transporta o público para um universo único, de criações artísticas famosas no mundo inteiro, com uma linguagem que potencializa a aproximação de diferentes públicos da criação artística. “A pintura está na minha pele.” Foi assim que Vincent Van Gogh traduziu a sua trajetória, com mais de 2 mil quadros. O interesse pela arte teve início ainda na infância e, em sua trajetória, pintou mais de 40 autorretratos em que explora a sua aparência física e seu olhar expressivo. Entre as curiosidades do artista está o fato de pintar ao ar livre, hábito que conservou até morrer. Sua técnica de pinceladas firmes e carregadas, aplicadas sem hesitação, permitiu-lhe pintar rapidamente e produzir um vasto número de obras nos últimos dois anos e meio de sua vida. Em 1973, foi criado o Museu Van Gogh em Amsterdã, na Holanda, para abrigar suas criações.




Programação

  • Curta de animação Van Gogh e seus contemporâneos (auditório – sessões a cada meia-hora)
    Sábado, dia 28, das 10h às 20h
    Domingo, dia 29, das 10h `as 19h
  • Programação educativa (Praça do MAC)
    Oficina de criação, 15h
    Contação de histórias, 17h
  • Projeções na fachada do Museu
    Sábado, dia 28, das 18h às 21h
    Domingo, dia 29, das 18h às20h

Protocolos sanitários

É necessário apresentar o comprovante de vacinação em dia, no formato impresso ou digital, acompanhado de um documento com foto. É facultativo o uso de máscaras pelo público.