Previsão do Tempo

Niterói terá frio intenso nos próximos dias

Chuva de granizo atingiu Niterói nesta segunda-feira (16).
Chuva de granizo atingiu Niterói nesta segunda-feira (16).

O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói informou nesta terça-feira (17) que uma frente fria avançará sobre o Estado do Rio de Janeiro nos próximos dias, entre quarta-feira (18) e sábado (21), trazendo consigo uma intensa massa de ar frio. De acordo com a nota da Defesa Civil, esta massa de ar frio ocasionará declínios acentuados nas temperaturas em Niterói, com temperaturas máximas em torno de 20°C e temperaturas mínimas próximas a 10°C. (Vídeos abaixo)

O órgão também alerta para a previsão de rajadas de vento moderado a forte a partir da tarde desta terça-feira. As rajadas de vento poderão atingir velocidade acima de 76 km/h na quarta e na quinta. Entre as orientações estão: não ficar embaixo de árvores ou coberturas metálicas; procurar um local seguro; evitar áreas sujeitas ao desprendimento de itens suspensos como cabos elétricos, outdoors ou andaimes; caso seja imprescindível transitar pelas vias públicas, fazê-lo com atenção; e não praticar esportes ao ar livre, especialmente no mar.

Monitoramento

A Defesa Civil conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp. O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói enviará informes conforme necessidade e atualizações. Em caso de emergência, é possível ligar para os telefones 199 ou 2620-0199.




Ressaca

A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca para esta terça-feira (17/05), incluindo a cidade de Niterói. De acordo com a equipe, as ondas devem atingir uma altura entre 2,5 até 3,0 metros e a previsão é de que esta situação se mantenha até às 9h da próxima quinta-feira (19/05).

A Defesa Civil de Niterói pede à população que siga todas as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros durante este período: Evitar o banho de mar e esportes na praia; Não permanecer em mirantes ou em locais muito próximos ao mar; Evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo as calçadas; Os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca e não entrar no mar para resgatar vítimas em situação de risco ou afogamento. Neste caso, a recomendação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros através do 193 e em situações de emergência, acionar a Defesa Civil pelo 199 ou 2620-0199.

Previsão do tempo

De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói nesta terça-feira (17/05), a passagem desta frente fria mantém o tempo instável em Niterói, com predomínio de céu nublado e previsão de chuva fraca a moderada a qualquer momento. Os ventos apresentam intensidade moderada a forte e as temperaturas seguem em declínio.

Na quarta-feira (18/05), ainda há previsão de chuva fraca no período da madrugada. Os ventos apresentarão intensidade moderada a forte e as temperaturas estarão novamente em declínio.




Tempestade em Niterói assusta passageiros no terminal; vídeo

Um vídeo encaminhado com frequência no WhatsApp mostra como ficou a situação no Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro de Niterói, no momento do forte temporal que atingiu a cidade, na tarde desta segunda-feira (16). O vídeo que circula no WhatsApp, mostra uma forte ventania no terminal. Nas imagens, é possível ver que os passageiros se escondem atrás das pilastras. (Assista abaixo)

Niterói segue em estágio de atenção

A Secretaria de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói informou que a cidade segue em estágio de atenção nesta terça-feira (17). A cidade registrou forte chuva no início da tarde de segunda-feira (16), com registros de granizo em pontos como Centro e Santa Rosa. Houve pancadas de chuva durante a madrugada desta terça. A Defesa Civil Municipal registrou 20 ocorrências na cidade. Não há registro de feridos até o momento.




Equipes da Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN) e da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) atuam em diferentes pontos da cidade para diminuir os impactos do mau tempo. Segundo informações da Seconser, até a madrugada desta terça-feira, foram registrados a queda de galhos e árvores, com 64 chamados, sem feridos.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES) informou que está com equipes nas ruas auxiliando e atendendo três famílias (10 pessoas) que estão desabrigadas. Foram entregues cestas básicas e colchões. Até o momento, ninguém aceitou acolhimento nos abrigos municipais. As equipes da SMASES continuam acompanhando as demandas.

Por conta da forte chuva nesta segunda-feira (16), as Policlínicas Guilherme Taylor March, no Fonseca, e Carlos Antônio da Silva, em São Lourenço, suspenderam o atendimento ao público nesta terça e quarta (18). A previsão de retorno é quinta-feira (19). As equipes da Secretaria de Saúde, Seconser, Clin e Defesa Civil estão atuando nas unidades.




Na unidade de Saúde do Fonseca, a paralisação do atendimento foi necessária devido à quantidade de vidros quebrados pelos fortes ventos. Uma pequena parte do telhado também foi afetada. Em São Lourenço, uma árvore caiu na área da policlínica. Com isso, todos os atendimentos, incluindo os de vacinação, mesmo os agendados via o aplicativo Colab, estão suspensos temporariamente nestas unidades.

A Secretaria Municipal de Educação informou que oito escolas foram afetadas pelas chuvas. A Escola Municipal (E.M.) Paulo Freire (Fonseca), a E.M. Demenciano de Moura (Fonseca), a E. M. Nossa Senhora da Penha (Ponta da Areia), a Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Alberto Brandão (Baldeador) e a Umei Luís Eduardo Travassos (Caramujo), tiveram as aulas paralisadas nesta terça-feira (17).




Já a Umei Hilka de Araújo Peçanha, em Santa Rosa, Umei Professor Nilo Neves, em São Lourenço, e E.M. Profª Bolívia de Lima Gaetho, no Rio do Ouro, estão funcionando parcialmente. As equipes de manutenção já estão atuando nos locais para os reparos necessários. A previsão é de que as aulas retornem de forma regular nas unidades nesta quarta-feira (18).

Vídeo mostra a chegada do temporal na Ponte Rio-Niterói

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento exato em que a tempestade, que atingiu a Região Metropolitana na tarde desta segunda-feira (16), invade a Ponte Rio-Niterói. O fenômeno ocasionou chuva de granizo e fortes ventos em vários pontos da cidade de Niterói. Um outro vídeo que também circula nas redes sociais mostra no mesmo instante motociclistas que passaram por momentos de tensão na Ponte Rio-Niterói, devido ao forte vento. (Assista os vídeos abaixo)




Motociclistas passaram por momentos de tensão na Ponte Rio-Niterói

Ninguém ficou ferido.

Queda de árvore no Mocanguê

Com a chegada da tempestade, a queda de uma árvore também foi registrada na Ponte Rio-Niterói, no sentido Niterói. Com a queda da árvore um poste também foi afetado no local ocupando uma faixa da pista na altura da Ilha de Mocanguê. Não houve registro de feridos. (Fotos abaixo)




Queda de árvore ocupa uma faixa da Ponte Rio-Niterói | Reprodução Redes Sociais
Queda de árvore ocupa uma faixa da Ponte Rio-Niterói | Reprodução Redes Sociais

Chuva de granizo atinge Niterói

Niterói registrou forte chuva na tarde desta segunda-feira (16), com granizo em diversos pontos da cidade, assista abaixo.

Mais vídeos abaixo

Mais vídeos abaixo

Mais vídeos abaixo




Mais vídeos abaixo







Mais vídeos abaixo




Mais vídeos abaixo




Mais vídeos abaixo




Mais vídeos abaixo




Mais vídeos abaixo




Mais vídeos abaixo