Notícias

Ação ambiental recolheu 80kg de resíduos em praia de Niterói

Ação ambiental recolheu 80kg de resíduos em praia de Niterói

A arena montada pelo Onda Consciente Niterói movimentou a Praia de Itaipu, na manhã do último sábado, 7 de maio, com esporte e educação ambiental. Esta edição contou com a participação da Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) e sua Tenda Interativa de Brinquedos.

As atividades foram iniciadas com treinos de crossfit, beach tennis, natação, muay thai e stand up paddle, oferecidos por assessorias voluntárias e apoiadoras do projeto. A programação seguiu com mutirão de limpeza em toda a faixa de areia, brincadeiras para o público infantil na Tenda Interativa de CLIN, exposição dos resíduos recolhidos e conversa sobre conscientização ambiental.

Foto: Marina Duque | Muay Thai

A Tenda Interativa da CLIN, com vários brinquedos feitos de materiais reutilizáveis, como papelão e garrafas pet, foi o ponto alto para as crianças que passaram pela arena. Elas puderam brincar e aprender sobre a possibilidade de dar novo uso a materiais que encontram em sua própria casa com facilidade.

Foto: Marina Duque | Tenda Clin

A Companhia de Limpeza também expos os resíduos recolhidos e explicou sobre a destinação. “Os resíduos estavam muito contaminados, impossibilitando a destinação separadamente para a coleta seletiva. Dessa maneira, todo o material foi destinado para aterro sanitário”, explicou a Chefe do Setor de Educação Ambiental da clin, Juliane Porto. No total, foram recolhidos 80kg de peso bruto de resíduos.

Por isso, o trabalho de educação ambiental é tão importante, visando a alertar aos frequentadores das praias de não deixarem lixo na areia e no mar, pois nem sempre esse material poderá ser reciclado ou reutilizado. Um fator que chama a atenção de quem participa dos mutirões é sempre a expressiva quantidade de material encontrado referente à utilização de drogas lícitas e ilícitas, como pinos de cocaína e cigarros.

Foram apoiadores e voluntários nesta edição: a fotógrafa Marina Duque (realizando a cobertura fotográfica da ação); as assessorias esportivas Mar Adentro Natação, CT Harmonize, Pacha Mama Beach Tennis, o atleta campeão nacional de Stand Up Paddle Anderson Miranda e a Guarderia Itaipu Brothers, Cintia Diniz Instrutora de muay thai da equipe Imortal Fight Team, a professora de natação Mariana Rodrigues.

O Onda Consciente Niterói é um projeto voluntário e sem fins lucrativos, e através de ações educativas e esportivas tem o objetivo de promover a consciência ambiental, tornar mais sustentável e sadia a interação da comunidade com o bioma aquático e aumentar a qualidade da preservação e uso desses espaços, bem como a qualidade de vida do ser humano. O projeto nasceu em janeiro deste ano e tem à frente as idealizadoras e coordenadoras, Cassiana Azeredo e Paola Bittencourt.