Trânsito

Niterói reacende faixa de pedestre em 3D

Niterói tem faixa de pedestre em 3D | 2022
Niterói tem faixa de pedestre em 3D | 2022

A esquina da Avenida Amaral Peixoto com a Rua Visconde do Uruguai, no Centro de Niterói, amanheceu de cara nova. A Amaral Peixoto recebeu, na manhã desta terça-feira (10), mais uma vez uma faixa de pedestre em 3D. A faixa foi pintada pelo artista Marcelo Melo. (Fotos abaixo) As listras brancas da faixa de pedestre receberam um efeito 3D e agora parecem flutuar sob os pés de quem as atravessa e diante dos olhos dos motoristas que param seus veículos no semáforo vermelho.

Marcelo Melo foi convidado para repintar a faixa com tinta especial asfáltica, produzindo um efeito 3D que dá a sensação de flutuar sob os pés. A reação dos motoristas ao olhar e achar que se trata de um relevo é reduzir a velocidade do veículo.

A iniciativa é uma das ações preparadas para o Maio Amarelo, criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

Os operadores de trânsito da NitTrans fizeram a interdição parcial da via durante a madrugada. A pintura da faixa é uma iniciativa da NitTrans, com o apoio da Fundação de Arte de Niterói, Secretaria Municipal das Culturas, Coordenadoria Niterói de Bicicleta, Indutil e Urban 95.

A campanha também terá a 4ª Jornada de Capacitação de Professores, visitas guiadas ao CCO Mobilidade e ao CCO Ecoponte, capacitação para os motoristas de trânsito e pontos fixos para a ação educativa Maio Amarelo Delivery, que busca conscientizar os ciclistas e motociclistas sobre leis de trânsito, distribuindo kits educativos e realizando pequenos reparos em bicicletas.

Niterói tem faixa de pedestre em 3D | Maio Amarelo 2022
Niterói tem faixa de pedestre em 3D | Maio Amarelo 2022
Divulgação

Arte na faixa 2018

Em 2018 a pintura foi realizada pelos artistas Marcos Alves, Brenno de Castro e Luiz Jabal Murbach.
Em 2018 a pintura foi realizada pelos artistas Marcos Alves, Brenno de Castro e Luiz Jabal Murbach.