Polícia

Operação conjunta encontra mais furtos de energia em Niterói

Foto: Divulgada pela Enel
Foto: Divulgada pela Enel

A Enel Distribuição Rio encontrou furto de energia elétrica em dois comércios no Centro e em uma residência em Santa Rosa, Niterói. A operação foi realizada na quarta-feira (4) pela empresa com apoio das 76ª e 77ª Delegacias de Polícia e da perícia criminal.

De acordo com a Enel, o primeiro caso foi um estacionamento que funcionava também como bar e lava-jato, que estava com irregularidades na medição. O responsável pelo local foi conduzido pelos policiais da 76ª DP para a delegacia e, após entendimento da polícia, foi aberto o auto de prisão em flagrante pelo crime de furto de energia. O segundo local fiscalizado foi uma casa de prostituição, onde também foi identificado furto de energia. O responsável pelo estabelecimento foi conduzido para a 76ª DP, preso em flagrante.

Por fim, as equipes inspecionaram novamente um depósito de bebidas que teve seu fornecimento de energia cortado na semana passada por irregularidades na medição. Denúncias informaram que o local estava com energia elétrica e as equipes constataram que o estabelecimento estava sendo abastecido por uma unidade consumidora que fica nos fundos do imóvel. Nesta residência não foram encontradas irregularidades, porém na casa ao lado, foi constatado furto de energia. Após a perícia, a irregularidade foi desfeita e o local teve a sua energia elétrica desligada. O proprietário foi conduzido para a 77ª DP e preso em flagrante.

A concessionária alerta que além de ser crime, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.

Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazê-lo pela internet: https://www.enel.com.br/ ou pelo aplicativo Enel Rio. Não é necessário se identificar.