Polícia

Entregador chamado de “macaco” em Niterói diz: “O vídeo ta aí, não precisa mais explicar”

Foto: Reprodução / Redes Sociais

A defensora pública aposentada Claudia Alvarim Barrozo foi filmada no último sábado (30), em um condomínio de casas em Itaipu, Região Oceânica de Niterói, chamando um entregador de “macaco”. Ela teria se irritado com uma van estacionada em frente à casa dela e começou a agredir verbalmente Eduardo Pessanha. (Vídeo abaixo)

Segundo o advogado da vítima, Joab Gama de Souza, a discussão ocorreu após a mulher ter pedido que os entregadores retirassem a van da frente da porta da sua casa. De acordo com relato de um dos entregadores, o motorista estava fora e ele disse a ela que não poderia retirar pois não tinha habilitação.

 

A ocorrência foi registrada na 81ª DP, Itaipu, como “injúria por preconceito”. Imagens de câmeras de segurança foram solicitadas pela Polícia Civil.

Claudia Barrozo foi intimada a prestar esclarecimentos na tarde desta quinta-feira (5) na 81ª DP, porém alegou que já tinha compromissos e pediu para comparecer na próxima semana. A Defensoria Pública reforçou que ela não atua mais como defensora pública por estar aposentada desde novembro de 2016.

Eduardo, alvo das ofensas, disse “A justiça brasileira tem rédeas frouxas em relação a esse tipo de caso. Mas a justiça tem que ser feita. O vídeo ta aí, não tem mais o que explicar”, comentou.

A Defensoria Pública de Estado do Rio de Janeiro emitiu uma nota sobre o caso “A Defensoria Pública do Rio reitera que é absolutamente contrária a qualquer forma de discriminação e tem na Coordenadoria de Promoção da Equidade Racial (Coopera) e no Núcleo de Combate ao Racismo e à Discriminação Étnico-Racial (Nucora) ferramentas capazes de colaborar para a valorização de ações afirmativas”, diz a nota.”.

Eduardo Peçanha Marques e Jonathas de Souza Mendonça são moradores de São Gonçalo e trabalham entregando produtos comprados pela internet. Os dois estiveram na delegacia na manhã desta quinta para prestar depoimento sobre o caso.

À TV Globo, por mensagem de texto, Cláudia Alvarim Barrozo disse que os fatos não condizem com a realidade e que ela tem uma carreira honrada.

To Top