Trânsito

A cada 24h três pessoas foram pegas bêbadas ao volante no RJ em 2021

A cada 24h três pessoas foram pegas bêbadas ao volante no RJ em 2021

Em 2021, 1.218 pessoas foram autuadas por dirigirem embriagadas ou sob efeito de drogas no estado do Rio de Janeiro. Isso significa que, a cada 24 horas, três pessoas foram pegas bêbadas ao volante e mais de 2⁄3 desses motoristas tinham entre 30 e 59 anos. A maior parte dessas ocorrências aconteceu na capital (a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, foi o bairro com o maior número de registros), seguida por Niterói e Volta Redonda. O painel ISPTrânsito, feito pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), analisa o número de vítimas e acidentes de trânsito no estado do Rio de Janeiro.

A plataforma mostra também que, no último ano, foram registrados 17.760 acidentes, 2.122 atropelamentos e 1.874 mortes no trânsito – a maior parte dessas ocorrências aconteceu no município do Rio, entre 18h e 0h.

“O ISPTrânsito é muito importante para fomentar as políticas públicas e informar a sociedade para, assim, evitar os acidentes de trânsito. O trabalho avançou muito, mas ainda temos muito o que fazer. Esses dados, principalmente os de embriaguez ao volante, são preocupantes e mostram também a importância da Operação Lei Seca. A conscientização é o caminho, e o respeito e a responsabilidade no trânsito é dever de todos nós” afirmou a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz.