Esportes

Inscrições para a 1ª Maratona de Niterói vão até 5 de maio

Inscrições para a 1ª Maratona de Niterói vão até 5 de maio

Quem quiser entrar para a história do esporte em Niterói tem que correr. Se encerram na próxima quinta-feira (5/5), as inscrições para a 1ª Maratona de Niterói, com percurso de até 42 quilômetros. Além da prova para profissionais, o evento desportivo, uma realização dos triatletas Armando Barcellos e Karen Casalini, oferece percursos mais curtos para atletas amadores e um circuito especialmente pensado para crianças e adolescentes entre 2 e 14 anos. A corrida infantil acontece no sábado, 14 de maio, no Caminho Niemeyer e a maratona adulta, no domingo, dia 15. A inscrição para todas as categorias deve ser feita pelo site www.ticketsports.com.br, no link https://www.ticketsports.com.br/e/Maratona+de+Niter%C3%B3i+2022-29660.

Corrida infantil | Arquivo

Essa é a primeira vez que Niterói abriga uma maratona, apesar de a cidade ser celeiro de atletas de diversas modalidades. Na prova profissional os participantes percorrerão 42 quilômetros, com saída e chegada no Caminho Niemeyer, passando pela orla da Baía de Guanabara, túnel Charitas-Cafubá, praias de Piratininga e Camboinhas, com retorno pelo mesmo trecho, em sentido inverso, até o Caminho Niemeyer, na área central do município.

“Realmente é um desafio se montar um evento desse porte, com prova de até 42 quilômetros num município do tamanho de Niterói. Essa primeira maratona da cidade, com certeza, será um marco histórico para o incremento da prática desportiva na cidade”, diz Luiz Carlos Gallo, secretário de Esporte e Lazer de Niterói, que apoia a maratona ao lado do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer.

Os participantes da maratona terão apoio de uma grande rede de infraestrutura montada em torno do evento que inclui a possibilidade de hospedagem em hotel com horário especial para atendimento das necessidades dos atletas; feira esportiva no Caminho Niemeyer; shows musicais, além da assistência ao longo do percurso.

“A 1ª Maratona de Niterói será um grande marco pois, além de incentivar atletas iniciantes ou admiradores do esporte, vai ser o pontapé para que outros eventos desse porte aconteçam no município, sem dúvida, excelente local para esse tipo de prova porque oferece um lindo cenário como percurso. Então, para quem é atleta ou gosta de esporte é hora de se inscrever e partir para o treinamento”, incentiva o triatleta Armando Barcellos, que está na organização do evento ao lado da também triatleta Karen Casalini, com patrocínio LPH Engenharia e apoio da Prefeitura de Niterói.

A largada para a 1ª Maratona de Niterói acontece com a Corrida Kids, que começa às 10h do sábado (14). Todas as crianças participantes terão direito a medalhas, já inclusas no kit. Uma pista de corrida será montada no Caminho Niemeyer especialmente para atender os pequenos e adolescentes em percursos entre 50 e 600 metros, dependendo da faixa etária: 50m (2 a 4 anos), 150m (5 a 8 anos), 300m (9 a 12 anos) e 600m (13 e 14 anos). Além da medalha, independente da colocação, cada participante recebe no kit o número, camiseta e lanche.

“Temos como objetivo incentivar a prática esportiva em ambientes ao ar livre, pois sabemos dos benefícios que o esporte traz em relação à saúde física e mental, melhorando a autoestima, a concentração, socialização, controle de peso, além de muitos outros benefícios para as crianças”, afirma Karen Casalini.

No domingo, 15, a largada para a prova adulta, de 42km, será às 5h30, no Caminho Niemeyer. Dali, sairão os atletas de todas as categorias: solo, dupla e quarteto. Quem optar pelo percurso de cinco quilômetros largará às 7h.

Provas

Sábado – 14 de maio

Corrida KIDS

A partir das 10h

Caminho Niemeyer

10h – largada 2 a 4 anos

10h10 – largada 5 a 8 anos

10h20 – largada 9 a 12 anos

10h30 – largada 13 e 14 anos

Domingo – 15 de maio

Maratona adulta

5h30 – largada 42 km

7h – largada 5 Km

7h45 – início premiação 5 Km

10h30 – premiação 42 Km geral solo/dupla/quarteto

11h – 42 Km premiação faixa etária