Notícias

Força-tarefa da Enel está nas ruas de Niterói para combater furtos de energia

Força-tarefa da Enel começa os trabalhos em Niterói.
Força-tarefa da Enel começa os trabalhos em Niterói.

A Enel Distribuição Rio realiza, de hoje (26) até sexta-feira (29), a operação Energia Legal em Niterói. De acordo com a companhia, o projeto tem o objetivo de combater as fraudes e os furtos de energia e conscientizar a população dos riscos e prejuízos desta prática. Para isso, a companhia reúne uma força-tarefa com equipes de inspeção, em parceria com a Polícia Civil, para fiscalizar e retirar as ligações clandestinas. Adicionalmente, a distribuidora informou que leva uma série de serviços para os seus clientes, como uma unidade móvel de atendimento, a realização de troca gratuita de lâmpadas, além de orientações de segurança com a rede elétrica e dicas de consumo consciente de energia. (Confira abaixo os horários e locais das operações)

Força-tarefa da Enel começa os trabalhos em Niterói.

Até hoje, nas 23 edições do projeto Energia Legal realizadas pela Enel Rio, a companhia identificou furto de energia em 10.742 clientes, sendo 9.902 residências e 840 comércios nas 17 cidades por onde passou desde o fim de 2019.

Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela companhia e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica.

A Enel ressalta que as ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazê-lo pela internet: https://www.enel.com.br/, pelo aplicativo Enel Rio ou pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.

Atendimentos e consumo consciente de energia

De acordo com a Enel, durante a operação, os moradores de Niterói também terão acesso a diversas ações da Enel Rio por meio de uma unidade móvel de atendimento localizada a cada dia nos seguintes pontos: Jurujuba, Pendotiba, Itaipu e Engenho do Mato. Nessa unidade, os clientes poderão solicitar vários serviços, como segunda via de conta e troca de titularidade, bem como parcelamentos de dívidas.

Ao longo da ação, a Enel Distribuição Rio também informou que disponibilizará dicas de segurança e de consumo consciente de energia. Além disso, a distribuidora oferecerá informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que oferece descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial normal. O cliente também poderá efetuar o cadastro e realizar a troca de lâmpadas incandescentes e/ou fluorescentes por até duas lâmpadas de LED.

Colorindo com Energia

Complementando o Energia Legal, a Enel realizará o projeto Colorindo com Energia, que prevê a pintura do muro da Subestação Zona Sul, localizada no Largo da Batalha. O local receberá artes que estão diretamente ligadas ao combate ao furto de energia e segurança com a rede de energia.

Horários e locais

Dia 26 (terça-feira)

Local: Praça do Cais
Horário: 8h30 às 17h
Endereço: Estrada General Eurico Gaspar Dutra 34 Jurujuba (em frente ao Centro de Artes Ismael Silva)

Dia 27 (quarta-feira)

Local: Praça do Largo da Batalha
Horário: 8h30 às 17h
Endereço: Rua Jornalista Silva Thomé 779, Pendotiba

Dia 28 (quinta-feira)

Endereço: Avenida Central Ewerton Xavier 1129, Itaipu
Horário: 8h30 às 17h
Referência: esquina com a Rua Professor Angeolina Petrópolis

Dia 29 (sexta-feira)

Local: Praça do Engenho do Mato
Horário: 8h30 às 16h
Endereço: Avenida Irene Lopes Sodré s/nº, Engenho do Mato
Referência: em frente ao médico da saúde.