Carnaval 2022

Grupo Principal do Carnaval Niterói desfila neste sábado

Na quinta-feira, desfilaram as agremiações do Grupo B.

Neste sábado (23) acontece o grande dia de desfiles do Grupo Principal do Carnaval Niterói 2022, na arena montada no Caminho Niemeyer a partir das 20h. Ontem, sexta (22), não teve desfile em Niterói, momento em que a atenção estava voltada para a atual campeã do carnaval do Rio, a Unidos do Viradouro, com seu desfile que foi um show na Marquês de Sapucaí. A Viradouro fez um paralelo entre o carnaval de 1919, com foliões que celebraram o fim da gripe espanhola, e o carnaval de 2022, o primeiro após a pandemia da Covid-19. Em busca do tricampeonato, a escola niteroiense fez um desfile retrô com fantasias e carros cheios de brilhos. (Confira abaixo novidades do carnaval niteroiense)

Pela primeira vez no Caminho Niemeyer, o carnaval agora está em um novo cenário às margens da Baía de Guanabara.

Os desfiles das escolas de samba de Niterói tem algumas novidades neste ano, uma delas é o fato de o evento estar sendo realizado no Caminho Niemeyer, deixando de ser na Rua da Conceição. Outra grande novidade é que o público já está votando na sua escola do coração através de uma consulta pública on-line para escolher a melhor escola de samba de cada grupo (A, B e C). É a primeira vez na história do Carnaval niteroiense que acontece uma votação popular para a escolha das melhores agremiações. As escolhidas através da consulta pública serão anunciadas na terça-feira (26), a partir das 18 horas, quando acontece a apuração das notas dos jurados. Vote aqui: consultas.colab.re/carnavalniteroi

Uma grande novidade também é que os desfiles deste ano estão com uma super transmissão ao vivo com bastante qualidade de som, imagem e produção. Quem não quiser ir até o Caminho Niemeyer pode assistir do conforto de casa através do YouTube, Facebook, ou Instagram. A transmissão ao vivo acontece pelas redes sociais da Prefeitura de Niterói: @niteroipref (Instagram), @PrefeituraMunicipaldeNiteroi (Facebook) e no (youtube.com/PrefeituradeNiteroiOficial). Ao todo serão mais de 24 horas de cobertura ao vivo da festa, com 15 câmeras e um drone atuando na passarela do samba.

A equipe de transmissão conta com quatro apresentadoras, que ficam em um estúdio de vidro montado na passarela do samba, sendo uma analista especializada em carnaval e uma social media, que comanda um quadro sobre os comentários nas redes sobre os desfiles. Duas repórteres e três social media também participam da cobertura, acompanhando os bastidores e os melhores momentos da folia. A hashtag utilizada na cobertura do evento é #carnavalniteroi2022.

O Grupo Principal do Carnaval Niterói 2022 vai dominar o Caminho Niemeyer, a partir das 20h, na sequência, a escola de samba Sabiá, seguida da Alegria da Zona Norte, Mocidade de Icaraí, Magnólia Brasil, Experimenta da Ilha, Folia do Viradouro, Unidos da Região Oceânica, Souza Soares, Unidos do Sacramento e Combinado do Amor!

Arena de desfiles

O Caminho Niemeyer se transformou em uma arena com arquibancada para 5 mil pessoas. A arena tem formato em “U”. As escolas entram, desfilam e saem pelo mesmo local por onde entraram. A entrada para o público é gratuita.

“Foi um período de muito trabalho para fazer este Carnaval e agora estamos vendo o resultado, tudo nos mostrando que valeu muito a pena todo o esforço, toda a dedicação. No primeiro dia de desfile já tivemos a arquibancada cheia e tenho certeza que será assim até domingo. Somos, sem dúvida, o segundo melhor Carnaval do Estado”, afirmou o presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), Paulo Novaes.

Entrada do público e trânsito

A entrada do público é feita pelo portão lateral do Caminho Niemeyer, próximo ao Terminal Rodoviário João Goulart. Os carros alegóricos e passistas entram pelo portão Central. Durante os dias de Carnaval, a faixa da direita da Rua Jornalista Rogério Coelho Neto será interditada ao trânsito às 15h. Às 17h, toda a via será interditada e o tráfego será direcionado para a Rua Professor Plínio Leite, que ficará em mão dupla.

Enredos das escolas de samba do Grupo A para o Carnaval 2022

G.R.C.E.S Sabiá

Enredo: “Meu povo, Meu chão Gonzaga tributo ao Sertão”
Compositores: Robson Ramos, Gegê Fernandes, Zé Maria Jr., Guilherme Kauã, Maykon França e Vinicius Xavier
Intérprete: Niu Souza

G.R.E.S Alegria da Zona Norte
Enredo: “Alegremente somos os olhos da noite!”
Autores: João Perigo, Robson Ramos, Gegê Fernandes, Bello, Anderson Lemos, Cara de Macaco e Duda Tonon
Intérprete: Bebeto Porto

G.R.E.S Mocidade Independente de Icaraí
Enredo: “Iubentium a arte sagrada da cura”
Compositores: Robson Ramos, Gegê Fernandes, Gol, Cássio Kelly, Esdras Araújo e Vinicius Xavier
Intérprete: Nem Mocidade

G.R.E.S Magnólia Brasil 2022
Enredo: “Meu sonho astral”
Autores: Barbeirinho Do Jacarezinho, Batista Do Jacarezinho, Lucio Bacalhau, Macambira, Serginho Da Banda, Jorge Pi
Intérprete: Marcelinho

G.R.E.S. Experimenta da Ilha da Conceição
Enredo: “Vivi – a pequena notável do samba”
Compositores: Anderson Só, Tia Deia, Junior do Cavaco e Badico Brasil.
Intérprete: Fabrício Alves

G.R.E.S Folia do Viradouro
Enredo: Yuri-Yuba Jurujuba
Compositores: Dudu Oliveira, William Neves, Cristiano Roola, Dito, Jander Lourenço, Maycon França, Bobby Brown e André Quintanilha
Intérprete: Gol

G.R.E.S. Unidos da Região Oceânica
Enredo: “Sawabona Shikoba, ritual de um povo africano”
Compositores: Robson Ramos, Ademir Ribeiro, Duda Tonon e Marcelo Quaty
Intérpretes: Ademir Ribeiro e Wic Tavares

G.R.E.S. Souza Soares
Enredo: “Do Nordeste ao Sertão, Niterói tem São João”
Compositores: Pará da Souza, Bello, Robson Ramos, Gegê Fernandes e Niu Souza
Intérprete: Edu Cigano

G.R.E.S. Unidos do Sacramento
Enredo: “O Prazer do Cheiro”
Compositores: Flavinho Machado, Sid Gbb, Rolian do cavaco, Waldeck, Alcindo, Lelei da vila 3
Intérprete: Sid Gbb

G.R.E.S. Combinado do Amor
Enredo: “Nictherói do passado ao futuro espelho para o mundo”
Compositores: Gegê Fernandes, Rafael Raçudo, Tia Lelê
Intérpretes: Wagner do Vale e Lena Alves

To Top