Agenda

Exposição "Alma Tarsila" aberta ao público em Niterói

Exposição "Alma Tarsila" aberta ao público em Niterói

Neste mês das mulheres, o Entreartes – Coletivo de Arte preparou uma exposição em homenagem à artista plástica modernista Tarsila do Amaral. Grátis, “Alma Tarsila” será aberta ao público, na Sala de Cultura Leila Diniz, no Centro de Niterói, no dia 8 de abril, para festejar o centenário da Semana de Arte Moderna. No projeto, o Entreartes reuniu a arte de Maria Lucia Maluf, Renata Barreto, Lucia Lyra, Fátima Dantas, Bia Torres e Mario Reis.

“A exposição tem um caráter de homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna e ao movimento moderno brasileiro como um todo”, conta a curadora da mostra, Ana Schieck.

“Alma Tarsila” é a 13ª edição do Entreartes, coletivo criado pela produtora Cacau Dias e que vem divulgando artistas da cidade há quatro anos com exposições em espaços culturais de Niterói. Ela destaca a presença feminina na seleção escalada nessa edição.

Petropolitana, a gravadora e pintora Maria Lucia Maluf vive em Niterói desde 1955, onde frequentou a Oficina de Gravura do Ingá, e traz para a mostra uma série de cataventos em telas. Já a arquiteta Renata Barreto projeta as cores através de maxibordados. Formada em artes, moda e educação, Lucia Lyra vai expor a geometrização da natureza. Psicóloga de formação, Fátima Dantas desvenda a “Alma Tarsila” em pinturas abstratas. Bia Torres foca nas cores da terra e num Brasil solar. Mario Reis fecha o time com composições que unem elementos da paisagem ao abstrato.

A exposição poderá ser vista de segunda a sexta-feira, até 9 de junho, das 8h às 17h, na Sala de Cultura Leila Diniz, que fica na Rua Heitor Carrilho, 81, no Centro.