Justiça

Tribunal do Júri de Niterói julga cinco dos nove acusados de envolvimento na morte do pastor Anderson do Carmo

Tribunal do Júri de Niterói julga cinco dos nove acusados de envolvimento na morte do pastor Anderson do Carmo

Um ano e sete meses após recebida a denúncia pela juíza Nearis do Santos Carvalho Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói, serão julgados, no próximo dia 12 de abril, a partir das 9 horas, pelo Tribunal do Júri de Niterói, cinco dos nove acusados de envolvimento na morte do pastor Anderson do Carmo, executado a tiros em junho de 2019.

A juíza recebeu a denúncia oferecida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro no dia 28 de agosto de 2020. Após a tramitação do processo na fase de instrução, com a realização de audiência de instrução e julgamento, desmembrada em várias sessões, para os depoimentos das testemunhas de acusação e defesas, e interrogatório dos réus, no dia 4 de maio de 2021, a juíza proferiu a sentença de pronúncia. Assim, determinou que a deputada federal cassada e pastora evangélica Flordelis e mais oito réus fossem submetidos a julgamento pelo júri popular.

Em razão do número de acusados no processo, a magistrada optou por dividir o julgamento em duas sessões. A segunda sessão do júri acontece no dia 9 de maio, também a partir das 9 horas, quando serão julgadas Flordelis e mais três rés.

Na sessão do júri do dia 12 de abril, a partir das 9 horas, serão julgados o filho biológico de Flordelis, Adriano dos Santos Rodrigues; os filhos afetivos André Luiz de Oliveira, e Carlos Ubiraci Francisco da Silva e o ex-PM Marcos Siqueira Costa e sua esposa Andrea Santos Maia.

No dia 9 de maio, na segunda sessão do júri, também a partir das 9 horas, além de Flordelis, serão julgadas sua filha biológica Simone dos Santos Rodrigues; a neta, Rayane dos Santos Oliveira; e a filha afetiva Marzy Teixeira da Silva.

Flordelis teve o seu mandato parlamentar cassado no dia 11 de agosto, após a Câmara dos Deputados ter votado de forma favorável à perda do cargo. O plenário acompanhou a resolução aprovada no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Foram 437 votos favoráveis a cassação e apenas sete contrários. A ex-parlamentar foi presa dois dias depois, em Niterói.

Dois filhos condenados 

No dia 24 de novembro de 2021, o Tribunal do Júri de Niterói condenou Flávio dos Santos Rodrigues, filho biológico da ex-deputada federal Flordelis, a 33 anos 2 meses e 20 dias de reclusão em regime inicialmente fechado por homicídio triplamente qualificado consumado, porte ilegal de arma de fogo, uso de documento ideologicamente falso e associação criminosa armada. Ele foi denunciado como autor dos disparos de arma de fogo que provocaram a morte do pastor Anderson do Carmo de Souza, marido da ex-parlamentar, morto a tiros no dia 16 de junho de 2019.

Na mesma sessão de julgamento, Lucas Cezar dos Santos de Souza, filho adotivo de Flordelis, foi condenado por homicídio triplamente qualificado a nove anos de prisão em regime inicialmente fechado. Ele foi acusado de ter sido o responsável por adquirir a arma usada no assassinato do pastor.