Polícia

Polícia faz operação em Niterói contra fraudes em criptomoedas

76ª DP
76ª DP

Policiais civis da 76ª DP (Niterói) deflagram a Operação Aryan, nesta segunda-feira (04), contra os sócios da Alpha Consultoria, suspeitos de causar prejuízo financeiro em milhares de investidores por todo o Brasil. De acordo com a Polícia Civil, o objetivo da operação é cumprir dois mandados de prisão e nove de busca e apreensão nos municípios de NiteróiSão Gonçalo e na Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. São alvos dos mandados de prisão, o empresário Sadraqui de Freitas e o ex-pastor evangélico Nathan Assis de Oliveira. Os sócios não foram encontrados em diferentes endereços.

De acordo com as investigações, a empresa oferecia mediação de investimentos em criptomoedas com a promessa de entregar rendimentos de até 30% ao mês.

Segundo as investigações, a empresa foi aberta em fevereiro de 2021 e começou a atrasar o pagamento dos rendimentos dos clientes cerca de dois meses depois com a justificativa de que uma corretora havia bloqueado indiscriminadamente as contas. A apuração da 76ª DP apontou que este bloqueio nunca existiu e que os valores disponíveis nas contas da empresa eram muito baixos.

Os agentes identificaram que, em poucos meses, os dois sócios, que são alvos de mandados de prisão, movimentaram mais de R$ 200 milhões em suas contas bancárias particulares, o que apontou para a prática de golpe financeiro.

Um dos sócios possui 30 anotações criminais por estelionato, organização criminosa, associação criminosa, lavagem de dinheiro e crimes contra a economia popular. Já o outro tem 24 anotações pelos mesmos crimes.