Saúde

Hospital de Niterói realiza palestra sobre Março Azul-Marinho

Hospital de Niterói realiza palestra sobre Março Azul-Marinho

No próximo dia 31 de março, a partir das 7h45, o Hospital Icaraí, em Niterói, realiza em seu Centro de Estudos, uma sessão clínica para colaboradores, médicos e convidados com tema: Papel da Colonoscopia na Prevenção do Câncer Colorretal, o terceiro tipo mais comum no Brasil e que tem origem no intestino grosso, também chamado de colón, e no reto, região final do trato digestivo.

A palestra será realizada pelo médico do Hospital Icaraí, Felipe Carino, especialista em gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e é parte da Campanha Março Azul-Marinho de conscientização do câncer colorretal.

Segundo Dr. Felipe Carino a colonoscopia é um exame importante por permitir não apenas a detecção de pequenas lesões que futuramente podem evoluir para um quadro de câncer no intestino ou no reto, além de permitir a remoção dessas lesões, muitas vezes ainda benignas, de forma indolor e segura.

O INCA (Instituto Nacional de Câncer) estima o surgimento de 41 mil novos casos por ano no país do câncer colorretal e entre os fatores de risco mais conhecidos para o aparecimento da doença estão: o sedentarismo, sobrepeso, alimentação pobre em fibras e rica em carnes vermelhas e embutidos, exposição à radiação, ao tabagismo e ao alcoolismo. A faixa etária acima de 50 anos também costuma ser um fator de risco, assim como casos hereditários, ou seja, dentro da mesma família.

Segundo prof. Dr. Leonardo Cordeiro de Souza, Diretor Científico do Centro de Estudos do Hospital Icaraí, o exame de colonoscopia tem para o câncer colorretal a mesma importância do exame de toque e PSA para detectar o câncer de próstata, assim como o preventivo no câncer de colo de útero e o exame de mamografia para o câncer de mama. “Esse tipo de câncer apesar de ter prevalência na população acima de 45 anos muito maior do que o de próstata nos homens e do que o câncer de colo de útero nas mulheres, ainda é pouco divulgado e enfrenta preconceito pelo tipo de exame”, explica Leonardo que também é gestor de fisioterapia do Hospital Icaraí e Hospital e Clínica São Gonçalo.

Leonardo Cordeiro, gestor de fisioterapia dos Hospitais Icaraí e Hospital das Clínicas de São Gonçalo. Foto: Pedro Costa

“Essa palestra é essencial para que todos os nossos colaboradores acima de 45 anos se conscientizem sobre a importância de se fazer esse exame. Além disso, médicos e acadêmicos que também desejem assistir à palestra estão convidados”, finaliza.