Política

Educação inclusiva é tema de reunião na Câmara de Niterói

Foi realizada nesta segunda-feira (28), uma reunião extraordinária da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Niterói para tratar da atual condição dos alunos com deficiência na rede pública de ensino, especialmente sobre a carência de professores de apoio. Além dos vereadores membros da Comissão, estiveram presentes membros da Secretaria e Fundação Municipal de Educação, representantes de movimentos de pais de alunos com deficiência do município, de profissionais de educação da rede, e da Defensoria Pública.

Presidente da Comissão de Educação, o vereador Binho Guimarães (PDT) disse que o tema da educação inclusiva deve afastar qualquer divergência política, reiterando a relevância do tema para toda a cidade. “A gente tem um enorme problema na mão e a gente precisa solucionar. Acho que ninguém consegue sair dessa reunião e ir tranquilo para casa, como vereador, como servidor público ou como cidadão. Essa reunião se torna ainda mais importante para a gente extrair encaminhamentos sobre a contratação de profissionais de apoio e a abertura de um novo concurso público”, concluiu Binho Guimarães.

Foto: Sergio Bonelli

Representante do Movimento Inclusão na Educação, Fernanda Calmon Blanc é mãe de uma criança com deficiência que estuda na rede municipal e considerou importante a abertura do diálogo gerado pela reunião da Comissão. “É importante a gente estar aqui, sendo ouvido, para todas as partes saberem da realidade que a gente passa com a falta do professor de apoio na rede municipal de Niterói. A gente espera que a Secretaria e a Fundação de Educação tomem as devidas providências para a gente suprir as necessidades dos nossos filhos que estão matriculados na rede. A gente entende que o trabalho dos professores precisa ser valorizado e respeitado para que a inclusão seja efetiva”, explicou Fernanda.

Um ofício foi enviado hoje (29) para a Secretaria e Fundação Municipal de Educação com os principais encaminhamentos e demandas. O Poder Executivo tem até a próxima reunião da Comissão de Educação, no dia 07 de abril, para responder aos questionamentos.

To Top