Economia

Faculdade de Niterói oferece auxílio para fazer a declaração do Imposto de Renda

Faculdade de Niterói oferece auxílio para fazer a declaração do Imposto de Renda

Mais de 34,1 milhões de brasileiros declararam imposto de renda no último ano, segundo dados da Receita Federal, e a expectativa é de que a arrecadação aumente em 2022. As declarações podem ser feitas até o final de abril e as restituições têm previsão de pagamento a partir de maio. Quanto antes o contribuinte declarar seus bens, maiores são as chances de receber o valor nas primeiras fases de devolução.

A Faculdade Anhanguera unidade Niterói, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ, oferece atendimentos com orientação e auxílio na elaboração da declaração de Renda 2022, todas as sextas-feiras das 14h às 18h, até o dia 17 de junho. O atendimento é feito mediante marcação pelo whatsApp (21) 98858-8316.

As orientações são feitas pelo professor de Administração e Ciências Contábeis da instituição, Edmundo Lopes. “É uma forma da Faculdade dar suporte para a comunidade e contribuir com informações relevantes, explicando dúvidas, quais despesas devem ser deduzidas e outras questões pertinentes ao tema”, informa.

O professor listou algumas dicas para não cair na malha fina.

Revisão – os erros mais comuns identificados na revisão do órgão federal são a ausência da declaração de recebimento do aluguel de imóveis, despesas com obras sem nota fiscal, aplicações financeiras como previdência privada e a dedução de gastos com educação.

Malha fina – o primeiro ponto importante a saber é que o contribuinte que acabar na malha fina deve prestar esclarecimentos sobre os erros encontrados. Essas pessoas podem ficar com o CPF bloqueado, além da inaptidão de receber a restituição do imposto.

Acompanhamento – para que não aconteça, a dica é realizar o preenchimento em etapas e acompanhar o status da declaração no site da Receita Federal. Para evitar cair na malha fina, o contribuinte deve reunir os documentos necessários com antecedência.