Cidades

Encontro no Quartel Central do Corpo de Bombeiros em Niterói alinha parceria

Encontro no Quartel Central do Corpo de Bombeiros em Niterói alinha parceria

Representantes da Secretaria de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói se reuniram, nesta segunda-feira (14), com a equipe do Núcleo de Convênios do Programa Estadual de Implantação de Serviços de Bombeiro Militar. O objetivo do encontro, realizado no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, foi alinhar as ações do convênio entre a corporação e a Prefeitura de Niterói que ampliou a capacidade operacional dos quartéis de Bombeiros localizados no Centro, Charitas e Itaipu.

O secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói, tenente-coronel Walace Medeiros, ressaltou a importância de discutir aspectos técnico-operacionais que envolvem ajustes nas escalas dos bombeiros que estão de plantão nos quartéis e dos que integram o Centro de Monitoramento de Operações da Defesa Civil de Niterói. Segundo o secretário, isso servirá para aperfeiçoar, ainda mais, as ações relacionadas à prevenção e combate às queimadas. “A reunião foi extremamente importante para ajustarmos detalhes que objetivam garantir o melhor aproveitamento possível dos recursos que o convênio disponibiliza”, ressaltou o secretário.

Participaram da reunião o coronel Fabio Couri, diretor do Núcleo do PROEIS do Bombeiro Militar, a capitã BM Quintella e o major BM Gilvane Dias.

Convênio

Oito profissionais aumentaram o efetivo das equipes de combate aos incêndios e salvamentos, inclusive nas praias. Os bombeiros militares atuam dentro da esfera de competências e atribuições da corporação, ficando subordinados ao oficial de serviço do quartel, além de participar de atividades preventivas (palestras, cursos e vistorias) junto às equipes da Defesa Civil municipal.

Um nono profissional ficará no Centro de Monitoramento e Operações (CMO) da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia, que contará diariamente com um Bombeiro Militar. A missão dele será estabelecer a comunicação permanente com o Centro de Operações do Corpo de Bombeiros e otimizar o intercâmbio de informações, assim como acionar equipes nos casos de emergência, a partir de protocolos específicos.

O convênio também aprimora as atividades preventivas e de protocolos operacionais de resposta às emergências, fortalecendo o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, contribuindo para a redução dos riscos e mitigação dos impactos dos desastres.