Notícias

Campeonato Estadual de Canoa Havaiana será disputado em Niterói com 433 atletas de sete cidades

Campeonato Estadual de Canoa Havaiana será disputado em Niterói com 433 atletas de sete cidades

Começa neste sábado (19), a partir das 6h, o Campeonato Estadual de Sprint de Canoa Havaiana, na praia de São Francisco, em Niterói. O evento tem parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal.

O Campeonato Estadual terá a presença de 433 atletas de sete cidades (Rio de Janeiro, Niterói, Macaé, Cabo Frio, Paraty, Búzios e Angra dos Reis) distribuídos em 150 equipes de 31 clubes. Serão cerca de 60 provas por dia na raia de 500 metros com seis canoas OC6 (seis remadores) e V1 (individual) em disputa a cada prova (provas de 250m, 500m, 1.000m e 1.500m) em categorias desde juvenis , por idades e paratletas. O sábado será o dia das eliminatórias e o domingo, 20, marcará as finais com a definição dos campeões.

Fotos: Foco Radical

“É um estilo novo de competição aqui no Brasil no qual esperamos uma boa adesão à modalidade. Já nesta edição obtivemos um número crescente de atletas”, disse Tiago Martins, organizador do evento.

“Niterói é hoje considerada a cidade dos esportes, e atualmente também é polo da canoa polinésia que possui uma orla privilegiada para a prática. A cidade hoje conta com 35 clubes que vem se destacando cada vez mais obtendo os melhores resultados em campeonatos não somente no município, mas também fora do país, e ainda somos palco das mais importantes competições da categoria. Antes da pandemia trouxemos mais de sete importantes campeonatos de estaduais a brasileiros, com presença de importantes nomes de clubes e remadores. Eventos esportivos como esses, além de oferecer atrativos para desfrutar da nossa orla e incentivar a modalidade, ainda fomenta o turismo local fazendo girar a economia, gerar empregos temporários, além de movimentar o comércio em torno do evento”, destacou o secretário de esportes de Niterói, Luiz Carlos Gallo.

A equipe He´e Nalu, de Cabo Frio (RJ), atual campeã Estadual, está confirmada e vai brigar pela conquista.

A competição será a primeira de duas em Niterói que receberá o Brasileiro Sprint no primeiro final de semana de abril, que é classificatório para o Mundial que será realizado em Londres, na Inglaterra, em agosto.

Os dois eventos têm o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Niterói, chancelado pela Federação Estadual de Canoa Havaiana do Estado do Rio de Janeiro (FCHERJ) e a Confederação Brasileira de Va’a (CBVaa).