Agenda

Festival Vermelho acontecerá em Niterói

Divulgação
Divulgação

Para celebrar seus 100 anos de existência, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realizará, em parceria com a Fundação Maurício Grabois, o “Festival Vermelho – Floresce a Esperança”, nos dias 25 e 26 de março, em Niterói. O evento terá entrada gratuita e a programação reunirá uma maratona de atividades culturais, formativas e políticas como shows, debates, seminário, lançamento de livros, exposição, feira, gastronomia, mostra de cinema, convidados e participantes de todo o país, além de representações internacionais.

Todo o Festival acontece no Caminho Niemeyer, um conjunto de equipamentos culturais projetados pelo comunista Oscar Niemeyer ao longo da orla de Niterói. As atividades, para todos os públicos, acontecem presencialmente, mas também contam com participações on-line, atividades em formato híbrido e transmissões ao vivo.

Cem anos do Partido Comunista

No dia 25 de março de 1922, nove pessoas se reuniram, de forma clandestina, em uma casa na rua Visconde do Rio Branco, na cidade de Niterói, para fundar um movimento político.

Com um pequeno grupo de trabalhadores, entre barbeiros, eletricistas, sapateiros, alfaiates, e que contava também com o jornalista e intelectual Astrojildo Pereira, nascia a Seção Brasileira da Internacional Comunista, o Partido Comunista do Brasil, que logo se espalharia por todo o território brasileiro em um movimento de massas. Foi o primeiro partido nacional do país, em uma época em que a política se organizava apenas regionalmente.

Perfil dos participantes

O Festival Vermelho lançou um formulário online (https://bit.ly/FestivalVermelho) para conhecer melhor as pessoas, grupos, coletivos e iniciativas de todo o Brasil interessadas em estar no evento, para um melhor atendimento às demandas, respostas às dúvidas e necessidades relacionadas à sua participação e integração.

O formulário ajudará a compreender melhor o perfil dos participantes, aperfeiçoar a sua recepção e acomodação na cidade, sua participação na feira, venda de produtos, divulgação de materiais de cada estado, colher sugestões para a programação.

Redes sociais e cobertura

O Festival Vermelho também está nas redes sociais:

https://www.instagram.com/festival.vermelho/

https://www.facebook.com/festivalvermelhobrasil

https://twitter.com/festvermelho

https://www.tiktok.com/@festival.vermelho