Agenda

Exposição homenageia o Dia da Mulher no Espaço Cultural Correios Niterói

Exposição homenageia o Dia da Mulher no Espaço Cultural Correios Niterói

MULHER, o que te sustenta? Carla Carvalhosa lança a discussão para quem for visitar sua individual, que ocupa o Foyer do Espaço Cultural Correios Niterói com esculturas femininas em tamanho natural, todas confeccionadas em papietagem, técnica que a artista estuda e utiliza há alguns anos, reaproveitando materiais descartados no dia-a-dia, como embalagens plásticas, jornal, papelão, cabos de vassoura… Sob curadoria de Márcia Costa, a mostra abre no dia 5 de março e homenageia o Dia Internacional da Mulher, comemorado três dias depois, encerrando no mês das mães, em maio.

“Nesses tempos em que temas sobre os direitos e o reconhecimento da mulher na sociedade, na política, no lar, no trabalho e em todos os campos de atuação estão mais em pauta do que nunca, ‘MULHER, o que te sustenta?’ presta uma homenagem à mulher brasileira, com a representação da sua afetividade, força, poder, essência, inspiradas no simbolismo das deusas da cultura greco-romana, iorubá e indígena. Essas divindades são importantíssimas para a evolução da sociedade, como a construção de leis, cultura, comportamentos e bases religiosas”, afirma a artista Carla Carvalhosa.

Esculturas em escala humana inspiradas nas deusas da cultura greco-romana, iorubá e indígena

Deusa Guerreira, Deusa da Sabedoria, Deusa do Amor e Deusa da Agricultura. O critério de seleção foi feito a partir dos quatro eixos de sustentação do feminino: que cuida, que encanta, que sabe e que age. Elas representam diferentes vertentes da cultura e da personalidade da mulher contemporânea, onde o público tem a possibilidade de interagir e se identificar com a obra, diz a curadora, Márcia Costa. Textos e músicas da atualidade que agregam sensibilização e reflexão sobre o tema, expostos junto a cada escultura no foyer.

MULHER, o que te Sustenta?

“MULHER, o que te Sustenta?” – exposição da artista Carla Carvalhosa reúne esculturas femininas inspiradas em inspiradas em Deusas da cultura greco-romana, iorubá e indígena, reproduzidas em tamanho real usando papietagem.

Abertura: dia 5 de março, sábado, das 13h às 17h

Período: de 7 de março a 14 de maio de 2022

Curadoria: Márcia Costa

Espaço Cultural Correios Niterói

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro, Niterói – RJ

Local: Foyer, andar térreo

Visitação: de segunda a sexta, das 11h às 18h; aos sábados, das 13h às 17h

Entrada gratuita