Saúde

Baixo risco para a Covid-19 em Niterói

Baixo risco para a Covid-19 em Niterói

A 70ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, publicada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta sexta-feira (25), mostra que Niterói e o Estado do Rio de Janeiro permanecem em classificação de baixo risco para a doença, representado pela bandeira amarela. A comparação entre a sétima semana epidemiológica (SE 07) deste ano, de 13 a 19 de fevereiro, com a quinta semana (SE 05), de 30 de janeiro a 5 de fevereiro, aponta que sete regiões do estado permanecem em bandeira amarela: Médio Paraíba, Serrana, Norte, Metropolitana I, Metropolitana II (Niterói), Baixada Litorânea e Baía da Ilha Grande. A Região Centro-Sul continua classificada em bandeira laranja (risco moderado). A Região Noroeste se mantém em bandeira vermelha (risco alto).

Nesta edição do Mapa de Risco, 78 municípios estão classificados com bandeira amarela (risco baixo) e 14 municípios com bandeira vermelha (risco alto). Embora a Região Centro-Sul esteja com bandeira laranja (risco moderado), todos os municípios desta região foram classificados com bandeira amarela (risco baixo). De acordo com a SES, isso ocorreu porque dois municípios tiveram um óbito a mais cada na comparação entre as semanas epidemiológicas analisadas, enquanto outros três municípios mantiveram o mesmo número de óbitos. No acumulado da região, houve um aumento de 30% de óbitos, refletindo a variação de 13 óbitos, na SE 07, comparada com 10 óbitos, na SE 05.

As cores das bandeiras representam os níveis de risco e os respectivos conjuntos de recomendações de isolamento social, variando entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada localidade.