Geral

Niterói sedia evento “Capoeira é um Direito”

Foto: Arquivo

A Câmara Municipal sediará a celebração da arte capoeirista na próxima terça-feira (22), a partir das 18h. Um dos objetivos da atividade intitulada “Capoeira é um Direito” é pleitear junto ao poder público a inserção da capoeira nas escolas. Na ocasião, ao todo 37 praticantes distribuídos entre as designações de mestres, mestras, contramestras, contramestres, professoras e professores serão homenageados com moção de aplausos no plenário Brígido Tinoco.

A organização da solenidade é uma parceria do mandato da vereadora Walkíria Nictheroy com o Fórum de Capoeira de Niterói. “A capoeira é uma sabedoria de sobrevivência ancestral, assim como as demais tradições dos povos de matriz africana que sobreviveram através dos séculos preservando a cultura dos povos que constituíram este país. É uma honra, e nada mais que uma obrigação, homenagear os griots desta tradição e lutar para que em nosso município a capoeira seja respeitada nas políticas públicas, na educação e na cultura.”, comentou a vereadora Walkíria.

“Esse evento faz parte de uma ação nacional pelo reconhecimento e valorização da capoeira, para reafirmação da nossa ancestralidade e expansão pelos territórios. Buscamos apoio do poder público para inserir a prática da capoeira nas escolas”, explicou o mestre Paulão Kikongo. O Fórum de Capoeira do Rio de Janeiro participará do evento.

Além da parlamentar anfitriã presidindo a solenidade e do mestre acima citado, também farão parte da mesa a contramestra Celi Santana, o mestre Gil, a mestra Cristina (Nascimento Dias dos Santos) e o mestre Aranha (Crespiniano Bonifácio de Andrade).

Homenageadas e homenageados

Adilson C. Costa (Mestre Gavião); Agrinaldo José Soares Junior (Mestre Gavião Rucungo); Alessandro F. dos Santos (Mestre Kongo); Alípio da Silva Neto (Mestre Alípio); Anderson da Conceição de Mesquita (Contramestre Cabelo); Antônio Carlos de Menezes (Mestre Burguês); Bruno Avelino Braga (Contramestre Samuray); Bruno Sampaio Britto (Contramestre Camelo); Carlos Ary Leal Parreiras (Mestre Zudo); Celinalda Mesquita de Santana (ContramestrA Celi); Crespiniano Bonifácio de Andrade (Mestre Aranha); Cristina Nascimento Dias dos Santos (Mestra Cristina); Davi Siqueira Cavalcanti (Mestre Tico); David Nascimento Bassous (Mestre Bujão); Odinei Nascimento Costa (Mestre Formiga); Eduardo Novaes de Andrade (Professor Gravata); Eliane Glória dos Reis (Mestra Francesinha); Elizeu dos Santos Felipe (Mestre Zezeu); George Gomes da Silva (Mestre Sombra); Gilberto de Lima Gil (Mestre Gil); Jorge Felipe Fonseca Moreira (Mestre Columá); Jorge Leite (Mestre Bocka); José Machado dos Santos (Mestre Machado); Karollina da Silva Maia Castro (Professora Karoll); Leandro Luiz dos Santos (Contramestre Gigante Negro); Leandro Reis (Contramestre Maluquinho); Lilia Benvenuti de Menezes (Mestra Criança); Luana Mattos da Silva (Contramestra Luana); Marcus Vinicius da Silva Gregório (Mestre Pirulito); Maurício de Souza Ferreira (Contramestre Maurício); Moisés da Silva Neves (Mestre Preguiça); Paulo Henrique Menezes da Silva (Mestre Paulão Kikongo); Ricardo Pereira dos Santos (Mestre Ricardinho); Robson da Costa Dias (Mestre Tio Robson); Romildo de Oliveira Bastos (Mestre Pulga); Ronaldo Farias Sousa (Contramestre Flutuante); Thamile Machado dos Santos (Professora Gata Preta).

To Top