Cultura

Secretaria das Culturas de Niterói participa de encontro de gestores em Cabo Frio

Secretaria das Culturas de Niterói participa de encontro de gestores em Cabo Frio

Uma comissão da Secretaria Municipal das Culturas de Niterói vai participar na próxima segunda-feira (21) de um encontro promovido pela Secretaria de Cultura de Cabo Frio para troca de experiências entre gestores e formação em políticas culturais. O evento começa às 16h, na Casa de Cultura José de Dome (Charitas), com um encontro de gestores e às 19h aberto ao público, no Teatro Quintal.

A comissão da SMC vai intermediar o diálogo com os fazedores de cultura da Baixada Litorânea e orientar os gestores culturais locais para a melhoria das políticas públicas na cidade. Na pauta da atividade, estão as leis de incentivo fiscal (via ISS e IPTU) nos municípios da Baixada Litorânea, a Lei Aldir Blanc e as perspectivas futuras sobre a Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc 2, que estao na pauta da Câmara dos Deputados. A reunião pretende ainda estabelecer uma cooperação entre o setor industrial e os órgãos públicos de cultura, para regulamentação e fomento em mecanismos legais de incentivo já existentes.

Segundo o secretário das Culturas de Niterói, Leonardo Giordano, a ideia é levar para outros locais a experiência da gestão cultural do município. “São muitos os desafios da retomada cultural no país, e pretendemos mostrar aos gestores e artistas de Cabo Frio os expressivos resultados que temos alcançado com iniciativas como os editais de fomento direto, as ações de participação popular e o acompanhamento criterioso das prestações de contas referentes à Lei Aldir Blanc. Como dizemos sempre, cultura é um direito, e cabe ao poder público incentivar sempre a produção cultural nos territórios onde atuam”, afirma Giordano.

Para o secretário de Cultura de Cabo Frio, Clarencio de Jesus Rodrigues, a lei de incentivo à cultura, via isenção fiscal, é um mecanismo subaproveitado pelos municípios, especialmente no interior do Rio de Janeiro. “Por isso, propomos essa formação, para que gestores possam trocar e adquirir experiências que facilitem a implementação. Nesse sentido, a Secretaria das Culturas de Niterói é uma referência. O nosso objetivo é colocar as leis já existentes em prática, fora do papel, em benefício de todos”, ressaltou.