Geral

Protesto em Niterói reúne manifestantes pela morte do vendedor de balas

Manifestantes se reuniram na tarde desta terça-feira (15) em um ato na Estação Arariboia, no Centro de Niterói, após o enterro do vendedor de balas, Hiago Macedo, de 22 anos (Vídeo abaixo). O jovem foi morto por um policial militar à paisana de folga, nesta segunda-feira (14), enquanto trabalhava vendendo balas em frente à estação das barcas em Niterói. Centenas de pessoas se reuniram para pedir justiça para o caso. “O Policial que estava à paisana e matou Hiago a queima roupa ontem nas Barcas de Niterói foi preso e deve responder por homicídio doloso. Estamos aqui na porta das Barcas, em frente ao local que Hiago foi assassinato. Quem puder somar ao ato, toda ajuda é necessária!” disse a vereadora Walkíria Nictheroy, que participou do ato.

O Caso

Hiago foi baleado no peito enquanto trabalhava vendendo balas na manhã desta segunda-feira (14), em frente à Estação Arariboia, Centro de Niterói. De acordo com a Polícia Militar, o sargento alegou que teria agido para tentar evitar uma tentativa de assalto. Segundo testemunhas, o PM, que estava à paisana e de folga, e o vendedor, começaram uma discussão depois que o trabalhador ofereceu seus produtos. De acordo com parentes, a filha da vítima vai fazer 2 anos daqui a dois dias e ele estava juntando dinheiro para fazer a festa da criança.

Após a morte de Hiago uma grande confusão teve início na Praça Araribóia (Vídeos abaixo). Pessoas que estavam no local se revoltaram com o crime e tentaram fechar o trânsito da Avenida Visconde do Rio Branco e chegaram a incendiar um colchão na pista, mas o fogo foi apagado.

Câmeras de segurança

Imagens das câmeras de segurança da CCR Barcas comprovam que Hiago Macedo de Oliveira Bastos, de 22 anos, baleado no peito pelo policial militar Carlos Arnaud Baldez Silva Júnior, na última segunda-feira (14), em frente à Estação das Barcas, sequer cometeu um crime ou uma tentativa de assalto. A informação foi confirmada através do secretário Municipal de Direitos Humanos de Niterói, Raphael Costa. “Ele estava desarmado, e o que causa mais revolta, é justamente o fato, e as câmaras de segurança comprovam isso, já está no inquérito, é que o Hiago sequer cometeu um crime ou uma tentativa de assalto” disse o secretário. A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI) decidiu pela prisão em flagrante do PM. O sargento que é lotado no 7° BPM (São Gonçalo) vai responder pelo homicídio qualificado, por motivo fútil, do vendedor de balas.

A secretaria de Municipal de Direitos Humanos de Niterói, esteve presente no depoimento da viúva, Thais Oliveira Santos, de 29 anos e também deu suporte para que o sepultamento gratuito fosse feito, já que a família não tinha condições financeiras. E está prestando apoio psicológico, jurídico e assistencial à família de Hiago, e seguirá acompanhando as investigações do caso. O corpo de Hiago foi sepultado no Cemitério do Maruí, no Barreto, Zona Norte de Niterói, nesta terça-feira (15).

To Top