Polícia

PM que matou vendedor de balas em Niterói é preso

Divulgação
Divulgação

A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI) decidiu pela prisão em flagrante do policial militar Carlos Arnaud Baldez Silva Júnior. O sargento que é lotado no 7° BPM (São Gonçalo), vai responder pelo homicídio qualificado, por motivo fútil, do vendedor de balas Hiago Macedo de Oliveira Bastos, de 22 anos. Pouco antes das 22h o sargento foi levado para o Batalhão Especial Prisional (BEP) no Fonseca.

Hiago foi baleado no peito enquanto trabalhava na manhã desta segunda-feira (14), em frente à Estação Arariboia, Centro de Niterói. De acordo com a Polícia Militar, o sargento alegou que teria agido para tentar evitar uma tentativa de assalto. Segundo testemunhas, o PM, que estava à paisana e de folga, e o vendedor, começaram uma discussão depois que o trabalhador ofereceu seus produtos. De acordo com parentes, a filha da vítima vai fazer 2 anos daqui a três dias e ele estava juntando dinheiro para fazer a festa da criança.

Após a morte de Hiago uma grande confusão teve início na Praça Araribóia (Vídeos abaixo). Pessoas que estavam no local se revoltaram com o crime e tentaram fechar o trânsito da Avenida Visconde do Rio Branco e chegaram a incendiar um colchão na pista, mas o fogo foi apagado.

Momento da confusão na Praça Arariboia | Foto: Reprodução Redes Sociais.

Enquanto o sargento prestava depoimento na parte da tarde, familiares da vítima foram até a delegacia de homicídios. A companheira de Hiago, Thaís Conceção de Oliveira Santos, muito abalada falou com a imprensa. “Ele é um covarde. Acabou com os sonhos da minha vida. Eu quero justiça. O Hiago não era nada de errado, o Hiago era um trabalhador! Deixou a minha filha sem pai, acabou com a minha vida. Estávamos planejando a festa do nosso bebê. Ele só desceu para trabalhar como faz diariamente. Ele não cometeu crime nenhum. O policial atirou no peito para matar. Eu não sabia que oferecer uma bala que você vende é crime. Isso é um trabalho honesto como qualquer outro, se você não tem trabalho de carteira assinada, você pega um docinho pra vender, você não está pegando nada de ninguém! Durante os quatro anos que estou com ele todos os dias ele descia para trabalhar. Que mundo estamos vivendo? Isso é uma covardia!” disse Thaís.

Prefeito de Niterói lamentou a morte de Hiago Macedo

O prefeito de Niterói, Axel Grael, usou as redes sociais para lamentar a morte de Hiago Macedo de Oliveira Bastos. “Lamento profundamente a perda precoce de Hiago Macedo de Oliveira Bastos, jovem de 21 anos. Hiago perdeu a vida de forma violenta hoje, em frente à Estação Arariboia. Mais um jovem negro assassinado num cenário de banalização da vida. Estou acompanhando o caso desde cedo, em contato com a Secretaria de Direitos Humanos e a Secretaria Assistência Social e Economia Solidária que estão oferecendo apoio à família. A Secretaria de Ordem Pública afastou guardas municipais e está apurando a conduta utilizada após o crime. Entendemos que Segurança Pública não se faz com violência e sim com ações integradas, garantindo a cidadania e os direitos de todos os cidadãos. Toda minha solidariedade à família de Hiago.” diz a nota do prefeito.

Vídeos mostram a confusão na Praça Arariboia