Notícias

Águas de Niterói participa de reunião em Camboinhas

Águas de Niterói participa de reunião em Camboinhas

A Águas de Niterói participou, no último dia 24 de janeiro, de uma reunião na sede da Associação de Moradores de Camboinhas (Soprecam), Região Oceânica de Niterói, com representantes da Soprecam, da Secretaria de Meio Ambiente de Niterói e moradores da região. A reunião tratou de assuntos como a prestação de serviços da concessionária e atuação da prefeitura na área ambiental, além da poluição das lagoas de Piratininga e Itaipu. A concessionária informou que o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e o Laboratório Oceanus, certificado pelo instituto, garantem que a concessionária atende a todos os parâmetros exigidos para descarte do efluente tratado proveniente da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Itaipu.

Na ocasião, representaram a concessionária o diretor, Felipe Turon, o gerente de Operações, Thiago Santana, o coordenador de Operações, André Malhano, e o especialista de Operações, Marcos Chataque. Eles falaram sobre os projetos Se Liga e o Ligado na Rede, que, em parceria com o INEA e a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), têm como objetivo identificar, conscientizar, notificar e, em último caso, autuar imóveis que não estejam ligados à rede de esgoto para diminuir o lançamento de efluentes sem tratamento na Baía de Guanabara e nas lagoas de Niterói.

Turon falou sobre a evolução dos índices de água e esgoto na cidade, sobre projetos socioambientais e ações de combate à pandemia realizadas pela concessionária. Além disso, tirou dúvidas dos moradores sobre os processos de tratamento do esgoto e de distribuição de água e reforçou que a ETE Itaipu atende a todos os parâmetros exigidos pelos órgãos ambientais.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Rafael Robertson, apresentou algumas ações em andamento, como a dragagem do Canal de Camboatá, obras de melhoria do fluxo de renovação da água das lagoas e recomposição da vegetação de restinga da Praia de Camboinhas. A reunião contou com uma sessão para que os moradores pudessem tirar dúvidas e fazer sugestões.