Saúde

FIV: médica de Niterói fala sobre Reprodução Humana e como Evitar Riscos

A personagem Ilana, representada por Mariana Lima, na novela “Um Lugar ao Sol”, é uma empresária bem-sucedida, ex-modelo, que decidiu, aos 45 anos, descongelar seus óvulos e fazer uma Fertilização in Vitro (FIV), para realizar o desejo de ser mãe, ao lado do seu marido Breno (Marco Ricca). Porém, enfrentou alguns problemas comuns, ocasionados pela chamada gravidez gemelar, que é quando ocorre a gestação de dois bebês ao mesmo tempo, em mulheres com idade avançada.

Para explanar mais sobre as principais características deste tipo de gravidez, a médica de Niterói, Cristiane Coelho, especialista em reprodução humana, explica o que pode ser feito para evitar os possíveis riscos: “A gestação gemelar é, inegavelmente, uma gravidez de alto risco. Baseados neste fato e respeitando a autonomia do casal, sempre indicamos a transferência de um embrião por vez. Muitos ficam receosos de, assim, diminuírem a chance de sucesso, o que não acontece, considerando que o outro permanece congelado. O aconselhável é seguirmos a tendência mundial, de um embrião por vez. Assim, os riscos diminuem e as chances de implantação bem-sucedida aumentam, significativamente, principalmente no grupo de mulheres com 40 anos ou mais. Aumentar a chance de sucesso transferindo dois ou mais embriões, aumenta também, consideravelmente, as chances de complicações.”

Dra. Cristiane Coelho

A gravidez assistida permite à medicina realizar o sonho de muitos casais, que é gerar uma nova vida. Com o auxílio de técnicas avançadas e um profissional qualificado de reprodução humana, casais inférteis podem formar e dar continuidade à tão desejada família.

To Top