Economia

IPVA RJ: primeira parcela ou cota única começa a vencer

Arquivo

A primeira parcela ou cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 (Tabela abaixo) começa a vencer no Estado do Rio de Janeiro, a partir desta sexta-feira (21). O tributo pode ser pago à vista, com desconto de 3%, ou parcelado em até três vezes, sem abatimento.

O pagamento do IPVA deve ser feito por meio da GRD (Guia de Regularização de Débitos), que está disponível no portal do IPVA da Secretaria de Estado de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br/ipva) e no site do Banco Bradesco (www.bradesco.com.br).

 

Para emitir a GRD, é preciso informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). O documento pode ser pago em qualquer agência bancária.

O IPVA é calculado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), com base nos preços de mercado. A esses valores são aplicadas as alíquotas do imposto previstas em lei (4% para carros flex, 2% para motos e 1,5% para veículos movidos a GNV). Além da emissão da GRD, o Portal do IPVA tem diversos outros serviços e informações relativos ao tributo.

Confira abaixo o calendário de vencimento do IPVA 2022:

To Top