Agenda

ITB comemora 6 anos no Reserva Cultural Niterói

A primeira edição de 2022 da ITB, feira de moda e gastronomia, celebra o sucesso dos últimos seis anos com muitas novidades, presença de pequenos produtores, artesãos, estilistas e artistas de diversos segmentos que fazem parte da história, shows e muito mais. O evento acontece na Reserva Cultural, nos dias 29 e 30 de janeiro, com feira de adoção Pet e mais de 110 marcas de moda e gastronomia para curtir um sunset de frente para a Baía da Guanabara.

“Estamos muito felizes e animados para esta edição especial. Afinal, são seis anos de história, com uma pandemia no meio do caminho, mas sem nunca perder o nosso principal impulso: motivar novos negócios e fomentar o empreendedorismo, especialmente em nossa cidade”, diz Artur Lacerda, Diretor Executivo da ITB, que destaca, ainda, que a feira acabou se tornando um dos eventos de moda mais reconhecidos do estado, com edições realizadas também no Rio de Janeiro – até hoje, foram 88, mais de 1.200 marcas apresentadas e um público de mais de 500 mil pessoas.

 

Com o lema “compre de quem faz”, a ITB valoriza os pequenos negócios locais, a moda e a gastronomia artesanal desde a sua primeira edição. Entretanto, com a proibição de eventos nos últimos dois anos devido a pandemia, muitas dessas marcas autorais perderam espaço. Foi então que Artur resolveu investir em um novo espaço para que esses novos negócios pudessem continuar, literalmente, existindo. “Em julho de 2020, enquanto as feiras não eram permitidas na cidade, lançamos nossa loja física na Rua Ator Paulo Gustavo, em Icaraí. Inicialmente, seria um projeto temporário/curto, mas pouco tempo após a inauguração nos fixamos em nosso primeiro ponto físico e fixo”, comemora.

E é exatamente este estímulo ao empreendedorismo que chama atenção das marcas participantes. A Use Fábrica, por exemplo, está presente nas feiras desde o início e mesmo já sendo um nome conhecido está sempre em todas as edições. “Estamos desde a edição 4 da ITB, ainda em 2016, e ficamos muito felizes de poder estar nesta edição tão especial do evento”, explica Walber Corrêa, sócio da marca.

Drinks, música e muita moda

Para a edição de 6 anos, além de diferentes culinárias, haverá o Festival Cervejeiro, com a participação de várias cervejarias, como Duas Tribos, Antuérpia, Jamille entre outras. Entre os destaques Looli Drinks, com drinks a base de Gin e espumante; Torres e Mar, com pratos como risoto de bacalhau e camarão. Na parte de doces, nomes como Ateliê dos Doces, Ana Barcelos Cakes, entre outras, também serão encontradas por lá.

Já entre as marcas que investem no artesanal, com estampas próprias, estão a Domani, que traz sua coleção Verão para esta edição; a Vista Blor, com modelos de croppeds e blusas com estampas exclusivas; e a Deal Flats, que aposta na sua nova coleção de rasteiras pensando no verão carioca.

A programação musical também chega com novidades que são a cara da estação. Ao todo, seis shows vão acontecer para comemorar o aniversário da ITB. No sábado, dia 29/01, será a vez de Sobrinhos da Véia, com um tributo ao Mamonas; O Coro Oficial, com um tributo ao Charlie Brown Jr; e Nisso Russo, que vai fazer um show com os sucessos do Legião Urbana.

Já no domingo, dia 30, é a vez da Banda Os Imortais, com música pop dos anos 80 e 9; Valéria Araújo, com um tributo ao poeta Cazuza; e, para fechar, a Banda Road Rock, com um tributo ao Queen.

E para reafirmar o compromisso da ITB com as causas sociais, esta edição terá uma feira de adoção de cães e gatos resgatados pelas ONGs de Niterói e São Gonçalo.

Em tempo: vale lembrar que a ITB, especialmente nesse momento, ampliou os protocolos anti-covid. Além da obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação, o evento terá capacidade do espaço limitada a 70%. “Ampliaremos de 3 para 6 os monitores de público que fazem a fiscalização do uso de máscaras dentro do evento. Fica permitida a não utilização de máscara apenas na área da gastronomia durante o consumo. Além disso, dobramos o número de mesas com espaçamento de 1.5m dentro das áreas da gastronomia e dos shows para que todos possam se divertir com conforto e segurança”, explica Artur.

A edição comemorativa da ITB 6 anos, nos dias 29 e 30 de janeiro, acontecerá das 13h às 22h, na Reserva Cultura Niterói, que fica na Visconde do Rio Branco, 880, em São Domingos. A entrada é gratuita e há estacionamento no local. Ah, e é pet friendly.

To Top