Saúde

Vacinação de crianças em Niterói começa dia 17; confira o calendário

Município depende da chegada de remessa de doses para iniciar a imunização

A Prefeitura de Niterói está preparada para iniciar a vacinação contra Covid-19 em crianças de 05 a 11 anos de idade com a vacina Pfizer, de acordo com a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A previsão de início é para o próximo dia 17, desde que cheguem as doses do imunizante enviadas pelo Ministério da Saúde. Ontem (08), o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, rebateu declaração do presidente Jair Bolsonaro que questionou o interesse da Anvisa por trás da aprovação da vacinação de crianças contra a Covid-19. Na nota (Leia a nota aqui +), Barra Torres desafiou Bolsonaro a apresentar informações que “levantem o menor indício de corrupção” contra ele e contra a instituição e seus técnicos, determinando imediata investigação, ou então que se retrate das afirmações “exercendo a grandeza que o seu cargo demanda”. (Leia a nota aqui +) A estimativa do município é vacinar mais de 35 mil crianças nessa faixa etária.

A imunização será iniciada pelas crianças com comorbidade e posteriormente segue para as outras crianças, de acordo com calendário de idade decrescente, considerando que as maiores faixas etárias ainda são as de maior risco. Para receber a dose da vacina não será exigido qualquer tipo de prescrição médica solicitando a vacinação, apenas o laudo médico para as crianças com comorbidade. No ato da imunização é necessária a presença do responsável legal.

De acordo com o cronograma, a estimativa é concluir a vacinação das crianças com comorbidade em 5 dias e das demais em 3 semanas. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que o calendário será ajustado de acordo com as doses recebidas pelo Ministério da Saúde. O secretário municipal de Saúde destaca que essa é uma etapa muito importante para o município. “Devido ao compromisso com a vida e ao respeito à ciência, Niterói já está preparada para iniciar essa tão importante etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19. Já elaboramos o calendário e as estratégias de imunização e no momento aguardamos as doses enviadas pelo Ministério da Saúde para iniciarmos imediatamente a ação”, explica.

Em 16 de dezembro de 2021, foi aprovado pela Anvisa a administração da vacina Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. Esse é o único imunobiológico autorizado no Brasil para vacinação de pessoas a partir de 12 anos. Mais de 39 países vacinam crianças contra a Covid-19 e, só nos EUA, mais de 5 milhões de crianças já foram vacinadas. Além disso, a OPAS/OMS já ratificou a importância do Brasil iniciar o quanto antes a vacinação das crianças a partir de 5 anos. Segundo o Ministério da Saúde, o imunizante para essa população chega ao país na segunda quinzena de janeiro.

Em nota técnica, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) explicou que as crianças também adoecem por Covid-19, são veículos de transmissão do vírus e podem desenvolver formas graves e até evoluírem para o óbito. De acordo com a Fiocruz, a vacinação de crianças vai reduzir formas graves e óbitos pela doença nessa faixa etária, além de colaborar com a redução das transmissões e ser uma das mais importantes estratégias para o retorno e manutenção segura das atividades escolares presenciais.

Confira o Calendário:

Crianças com comorbidades

17/01 – 11 anos

18/01 – a partir de 10 anos

19/01 – a partir de 9 e 8 anos

20/01 – a partir de 7 e 6 anos

21/01 – a partir de 05 anos

Demais Crianças

24 e 25/01 – a partir de 11 anos

26 e 27/01 – a partir de 10 anos

28 e 31/01 – a partir de 9 anos

01 e 02/02 – a partir de 8 anos

03 e 04/02 – a partir de 7 anos

07 e 08/02 – a partir de 6 anos

09 e 10/02 – a partir de 5 anos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

To Top