Saúde

O tsunami da variante Ômicron no Rio

O tsunami da variante Ômicron no Rio

O Rio vive nesses primeiros dias do ano uma explosão de casos de Covid-19. Hospitais privados do estado do Rio de Janeiro já percebem um aumento “expressivo” no número de pacientes contaminados pelo vírus. De acordo com uma projeção feita pela Associação de Hospitais do Estado do Rio de Janeiro (AHERJ), influenciado pela alta transmissibilidade da variante Ômicron da Covid-19, diversas unidades particulares já registram fila de espera.

O painel da prefeitura do Rio revela que, no dia 12 de dezembro, apenas 18 pessoas tiveram o diagnóstico da doença. No dia 25, o número de infectados saltou para 269 e, em 1º de janeiro, chegou a 1.238. Em uma semana, do Natal para o réveillon, a alta foi de 360%. Se considerar o período de 20 dias, a escalada foi de 6.778%. Em Niterói a Secretaria Municipal de Saúde informou que a cidade registra aumento de casos da doença.

O ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, foi as redes sociais para fazer um alerta sobre a situação da saúde no estado do Rio “O tsunami da variante #Ômicron no #Rio com explosão de mais de 6.700% dos registros de casos nos últimos dias deve reforçar ação de governantes e cidadãos. Ainda que menos letal , a variante é mais contagiosa e pode colapsar o sistema de saúde. Nos próximos dias e semanas, evite aglomerações e persevere no uso de máscara. É fundamental ampliar locais de testagem gratuita e intensificar a campanha de vacinação e reforço das doses. A vacinação está evitando até aqui uma tragédia humanitária como a que sofremos nas primeiras ondas dessa pandemia da #Covid-19.” disse o Rodrigo.

Niterói reabre drive-thru para testagem

A Prefeitura de Niterói, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), retomará na próxima segunda-feira (10) a testagem para Covid-19 no modelo drive-thru. A medida foi tomada por conta do aumento de casos da doença. A testagem vai acontecer no Campus da UFF do Gragoatá, com testes rápidos por antígeno. Além dos carros, pedestres também serão atendidos. Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Saúde vai divulgar como será organizado o fluxo de atendimento para testagem.

O município apresentou aumento no número de casos da doença nas últimas semanas, porém não houve aumento nas internações e segue na terceira semana consecutiva sem óbitos. Por conta desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde ampliará a oferta dos testes para crianças e adultos com sintomas respiratórios do primeiro ao oitavo dia do início dos sintomas e também as pessoas que tiveram contato com o caso positivo, com ou sem sintomas.

Além do drive-thru, o município oferta testes rápidos de antígeno para Covid-19 nas Policlínicas, Unidades Básicas e unidades do Programa Médico de Família. Já o teste swab para RT PCR é realizado nas 8 Policlínicas Regionais e na Unidade Básica Centro. A partir da próxima semana os testes serão feitos de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com entrada até às 16h. As unidades de urgência e emergência testam somente os pacientes com indicação de internação e gestantes com sintomas respiratórios.

Outra medida é o reforço no serviço de telemonitoramento principalmente para o acompanhamento de idosos, gestantes e crianças com menos de 11 anos.