Notícias

Especialistas em encostas de Niterói estão na Bahia para ajudar na tragédia das chuvas

Especialistas em encostas de Niterói estão na Bahia para ajudar na tragédia das chuvas

Uma equipe de técnicos especializados da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói embarcou para a cidade de Ilhéus, na Bahia, com o objetivo de apoiar as equipes de emergência que estão atuando no sul do estado por conta das fortes chuvas que afetaram a região. O prefeito de Niterói, Axel Grael, entrou em contato com o Governo da Bahia para oferecer o apoio, que foi aceito de imediato. Composta por Engenheiros Civis, Geólogos e Geógrafos, a equipe de 5 especialistas, chefiada pelo Tenente Coronel Walace Medeiros, secretário de Defesa Civil de Niterói, é habilitada em análise de encostas e anomalias estruturais em edificações.

“O objetivo do nosso trabalho é apoiar as equipes do estado da Bahia na avaliação de encostas onde já ocorreram deslizamentos e também nas que estiverem sob risco, além de identificar, dentre os imóveis que foram afetados e evacuados pelas famílias, quais encontram-se seguros para que possibilitem o retorno seguro das pessoas que encontram-se em abrigos”.

A equipe foi recebida pelo superintendente da Defesa Civil do Governo do Estado, cel. Miguel Filho, que explicou que a primeira fase do trabalho foi bastante agitada, pois envolveu socorro e contou com muitos bombeiros. “Agora, nessa fase, a Defesa Civil faz um trabalho junto com a população, avaliando as áreas atingidas, fazendo as vistorias. Para isso, hoje estamos recebendo esse reforço de Niterói, no Rio de Janeiro, que veio ajudar a cumprir essa missão. É um trabalho árduo, detalhista, para avaliar cada residência e definir se o imóvel pode ou não ser habitado”, disse o coronel.

A equipe de especialistas de Niterói fará uso das ferramentas de geoprocessamento, como o Sistema de Gestão da Geoinformação (SIGeo), já utilizadas pela Secretaria, drones para captura de imagens aéreas, além da metodologia de avaliação de riscos a partir das análises de campo para a produção de relatórios técnicos e mapeamentos que subsidiarão os órgãos locais de Proteção e Defesa Civil.

A equipe da Defesa Civil de Niterói atuará a partir da base de operações estabelecida no município de Ilhéus e permanecerá na localidade por um período inicial de 15 dias. Foi enviado um efetivo de especialistas capaz de apoiar os trabalhos no estado da Bahia sem comprometer a capacidade de atuação da Secretaria em Niterói.