Esportes

Niterói recebe o projeto Grão de Areia, na praia de São Francisco

Niterói recebe o projeto Grão de Areia, na praia de São Francisco

No próximo dia 18 de dezembro, Niterói recebe a abertura do projeto Grão de Areia, na praia de São Francisco, em frente ao Restaurante Sunsaki. A ação que tem o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niterói – SMEL e idealizado por Marcelo Mendes, instrutor FIFA, Conmebol e CBF Academy, tem a iniciativa de oferecer aulas e atividades a crianças e jovens de 7 a 16 anos. O projeto irá percorrer cinco cidades do estado, estimando atender cerca de 500 alunos em 2022.

“Nós, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SMEL, estamos muito satisfeitos em poder sediar em nossa Cidade o projeto “Grão de Areia”, que irá oferecer gratuitamente aulas de Beach Soccer para crianças e jovens, de 7 a 16 anos. Muitos não tem a oportunidade de praticar qualquer modalidade esportiva e, bem mais do que isso, é uma chance de aliar o esporte com a inclusão social. A nossa etapa será inaugurada agora no dia 18 de dezembro, na Praia de São Francisco, em frente ao Restaurante Sunsaki.” destaca o secretário de Esportes, Gallo.

Projeto Grão de Areia

Esporte, consciência social e inclusão. Lançado oficialmente no dia 1º dezembro o ‘Grão de Areia’ é um projeto sócio-esportivo que vai oferecer aulas gratuitas de beach soccer para jovens e crianças de 7 a 16 anos em cinco municípios do Rio de Janeiro: Búzios, Mangaratiba, Niterói, Saquarema e Maricá.

Com patrocínio da ENEL Distribuição Rio – via Lei de ICMS de Esporte e de Cultura do Estado do Rio de Janeiro (SEI-300001/000863/2020) – e da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado do Rio de Janeiro (SEELJE) e apoio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niterói- SMEL, visa atender até 500 crianças em 2022.

Com uma proposta pioneira de ensino e prática da modalidade, o GDA combina esporte e inclusão, com a participação de alunos portadores de deficiência auditiva.

O Projeto Grão de Areia Beach Soccer tem apoio ainda da CBSB (Confederação de Beach Soccer do Brasil), da FEBSERJ (Federação de Beach Soccer do Estado do Rio de Janeiro) e das prefeituras de Búzios, Niterói, Mangaratiba, Maricá e Saquarema.

Durante o mês de dezembro e parte de janeiro (conforme calendário abaixo), serão promovidas as inaugurações oficiais das unidades das cinco cidades, eventos com programações especiais, respeitando os protocolos de prevenção do COVID-19, e que contarão, inclusive, com a Seleção Brasileira Master, com a presença de astros como Benjamin, Neném, Júnior Negão, Bruno Malias, Robertinho e Juninho, entre outros, em amistosos contra seleções locais.

Fotos: Renan Vasconcellos

Todos os instrutores e técnicos dos cinco núcleos do GDA passaram por cursos de capacitação para aplicação da metodologia desenvolvida especificamente para o projeto. Dentro do plano do curso, os profissionais receberam aulas em libras, parte do treinamento obrigatório, ministradas pela Federação Desportiva de Surdos. Todos os núcleos vão contar também com o apoio de assistentes sociais.

CALENDÁRIO DE INAUGURAÇÕES – GDA

4 de dezembro

Inauguração / Grão de Areia – Búzios

Endereço: Quadra de Areia – rua do Santana (em frente ao número 13) – Manguinhos

Coordenador – Daniel Cansanção

18 de dezembro

Inauguração / Grão de Areia – Niterói

Endereço: Rua Quintino Bocaiuva 325, Praia de São Francisco (em frente ao Lido Center)

Coordenador – Luciano Nery da Silva

8 de janeiro

Inauguração / Grão de Areia – Saquarema

Endereço: Praia da Barrinha. Rua Lagoinha – Itaúna

Coordenador – Rafael Ferreira

16 de janeiro

Inauguração / Grão de Areia – Maricá

Endereço: Orla do Parque Nanci (em frente ao Castro’s Gourmet) – Parque Nanci

Coordenador – Vitor Hugo Mendes Junior

As vagas para 2022 são limitadas e as inscrições já estão abertas. Mais informações nas secretarias de esportes dos municípios ou pelo email [email protected].