Previsão do Tempo

Chuva deixa Niterói em estágio de atenção; equipes trabalham nos impactos causados

Chuva deixa Niterói em estágio de atenção; equipes trabalham nos impactos causados

Niterói segue em estágio de atenção após a forte chuva que atingiu a cidade na tarde desta quinta-feira (16). Durante transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Niterói, o prefeito Axel Grael explicou que equipes estão nas ruas trabalhando para diminuir os impactos do mau tempo. O município só registrou ocorrências de desabamento de árvores, todas sem vítimas. Uma árvore do estacionamento externo do Shopping Multicenter Itaipu foi derrubada em decorrência da ventania (Vídeo abaixo). Em nota o shopping informou que nenhuma pessoa foi atingida.

O prefeito Axel Grael explicou que, desde ontem (15), as secretarias da Prefeitura de Niterói estão mobilizadas por conta da previsão de chuvas fortes para a tarde desta quinta. Os agentes estão nas ruas. “A Defesa Civil está a postos para atender os chamados da população no número 199. Também estamos com equipes, principalmente, da NitTrans, Clin e Seconser mobilizadas para atendimento aos chamados. Esse trabalho continua até a normalização da cidade”, disse.

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos informou que está trabalhando, em conjunto ao Corpo de Bombeiros e Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN), na retirada de árvores e galhos que caíram em alguns locais da cidade. As equipes também estão percorrendo as vias com minimizar possíveis pontos de alagamento e atuando no desentupimento de ralos. De acordo com a prefeitura, ao final da chuva o escoamento se deu de forma rápida.

O secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói, Tenente Coronel Walace Medeiros, lembrou que este período, de dezembro a abril, é característico de chuvas fortes. “Em algumas localidades, a chuva veio com um volume de 26 milímetros em uma hora, o que é uma chuva de moderada a forte. Essa chuva veio acompanhada de ventos fortes, de cerca de 40 km/h, o que resultou em alguns registros de quedas de árvores. Felizmente não tivemos maiores problemas ou feridos no município”, detalhou.

A previsão é de chuva fraca a moderada para as próximas horas desta quinta. Na sexta-feira (17), as pancadas de chuva podem se repetir no período da tarde e noite. O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói informou que enviará alertas conforme necessidade e atualizações. Em caso de emergência, é possível ligar para os telefones 199 ou 2620-0199. A Defesa Civil conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.